Uma semana após as cheias do Taquari, o município de Estrela permanece sem energia elétrica e água potável. No entanto, a cidade começa a dar sinais de recuperação, segundo o prefeito, Elmar Schneider. Em entrevista ao Grupo A Hora, o gestor municipal afirmou que o abastecimento dos recursos essenciais devem retornar gradativamente aos bairros, a partir da noite desta terça-feira, 7.
Schneider conta que cerca de 65 km de área urbana de Estrela ficaram submersos, com bairros inteiros sendo afetados, especialmente com postes de energia caídos e uma ampla destruição na rede elétrica. “Conversamos com a RGE, a qual já fiz muitas críticas, mas preciso reconhecer que há um trabalho e uma vontade muito grande para a retomada da energia em Estrela”, elogia o prefeito.
Por volta das 5h, desta terça-feira, os caminhões da RGE conseguiram atravessar a ponte de Lajeado a Estrela . Ainda pela manhã, as equipes movimentaram os primeiros postes e puxaram os cabos pelo rio. A previsão é que até quinta-feira, 9, a maior parte do município esteja com a energia restabelecida.
Em breve, a água também deve voltar a maioria das residências. “Acredito que a partir de amanhã ela vai retornar. Todo nosso esforço agora é a pressão em cima da RGE e da Corsan para a retomada da energia e da água o quanto antes”, afirma o prefeito.