O dia seguinte ao do pico da maior cheia já registrada na história da bacia do Rio Taquari, que chegou a 33,35m às 13h30min de quinta-feira, 2, foi de início de limpeza de vias e continuação de resgates. Com o início do recuo das águas, foram iniciados os trabalhos de limpeza da cidade, com desobstrução de ruas e recolhimento de entulho.
– Medida do rio às 22h30: 26,30m (conforme medição na Rua Julio May junto ao Centro Administrativo)
Informações gerais:
– A Prefeitura de Lajeado publicou decreto nesta sexta-feira, 3/05/2024, declarando estado de calamidade pública em virtude do desastre classificado e codificado como tempestade local/convectiva – chuvas intensas. As chuvas intensas causaram a cheia do Rio Taquari e do Forqueta, o que gerou danos ambientais, econômicos e sociais.
– Pessoas nos abrigos de Lajeado:
Parque do Imigrante – 575
CEM – 115
Conservas – 165
Morro 25 – 4
Santo André – 59
Universitário – 40
Montanha – 81
Santo Antônio – 12
Total: 1.051
– Resgates: nesta sexta-feira, buscas terrestres, aéreas e com embarcações seguiram ocorrendo. Neste fim de semana, dias 04 e 05/05, o foco das aeronaves e embarcações será o transporte de mantimentos para quem estiver ilhado e resgates seguirão sendo realizados.
– Recebimento de doações:
– As doações devem ser levadas ao Centro Recrie, na rua Irmando R. Weisheimer, 839, Pavilhão 03, no bairro Montanha.
São necessários itens como:
– Cobertores
– Roupas (principalmente masculina), meias, roupa íntima e feminina de inverno, calçados de todos os tamanhos
– Roupa infantil
– Roupa de cama (lençol, fronhas) e toalhas de banho
– Fraldas
– Colchões
– Água
– Lista de pessoas em abrigos de Lajeado pode ser conferida clicando aqui.
– Lista de pessoas resgatadas e que receberam atendimento no Parque do Imigrante pode ser conferida clicando aqui. Há outras pessoas resgatadas que foram levadas para outros locais.
Em caso de necessidade, entre em contato com a Defesa Civil de Lajeado, pelo telefone (51) 3982-1150 ou (51) 99828-4971.