O município de Lajeado recebe moradores desalojados em oito abrigos. São mais de 1,03 mil pessoas acolhidas pela prefeitura, e grande parte delas necessitou de resgate durante a enchente que atinge a região.
Só no Parque do Imigrante, eram 574 pessoas abrigadas na madrugada desta sexta-feira, 3. Entre os serviços oferecidos no espaço, estão consultas médicas e distribuição de medicamentos. Enfermeira da Secretaria de Saúde do município, Clara Raquel Battisti diz que os moradores chegam ao parque nervosos e com a pressão arterial alterada.
“Para aqueles que têm doenças crônicas como hipertensão e diabetes, com sinais vitais alterados, a gente verifica qual medicação de uso contínuo eles fazem, qual a última vez que tomaram, e encaminhamos para a assistência social”.
Clara destaca que os pacientes não são apenas de Lajeado, mas de toda a região, em especial, moradores de Cruzeiro do Sul. Após avaliação médica, eles são encaminhados para seus municípios, ou casas de familiares.
“Estamos sempre tentando oferecer os serviços para que os pacientes possam ser encaminhados da melhor forma possível. As instalações que a gente tem, muitas vezes não são as ideais, mas as que a gente pode oferecer naquele momento”, reforça.
Pessoas nos abrigos municipais: 1.039
- Centro Esportivo Municipal: 107
- Parque do Imigrante: 574
- Conservas: 200
- Montanha: 95
- Morro 25: 20
- Santo André: 80
- Universitário: 40
- Santo Antônio: 30