Reforço aéreo deve chegar a Lajeado na manhã desta quarta

CHEIAS NO VALE

Reforço aéreo deve chegar a Lajeado na manhã desta quarta

Até o final da noite de terça-feira, 30, havia pessoas que necessitavam de apoio aéreo por estarem em locais vulneráveis à deslizamentos

Reforço aéreo deve chegar a Lajeado na manhã desta quarta
Rua Irmão Emílio Conrado, bairro Moinhos. (Foto: equipe A Hora)
Vale do Taquari

As réguas de medição da Acil em Lajeado, indicam queda nos níveis de água do rio Taquari. Às 2h45min desta quarta-feira, 1º, foi registrado uma redução de pelo menos quatro centímetros. Uma hora mais tarde, mais três centímetros foram diminuídos. Em entrevista à Rádio A Hora, 102.9, nesta madrugada, o Secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, detalhou o andamento das operações da Defesa Civil na região, juntamente com as ações de busca e salvamento em colaboração com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Locatelli informou que o apoio aéreo do Corpo de Bombeiros está programado para chegar à região na manhã desta quarta-feira. “Já entramos em contato com o Comandante da Aeronave do Corpo de Bombeiros, Cel. Leite, e eles estão se preparando para liberar a autorização de voo para chegarem à região logo nas primeiras horas da manhã”, afirmou.

Próximo à meia-noite de quarta, haviam pessoas em áreas com risco de desabamento, que necessitavam de resgate aéreo em torno de Lajeado. Os pontos identificados como vulneráveis de resgate aéreo e terrestre, estão sendo monitorados pelo CBM. Enquanto isso, a Defesa Civil supervisiona o apoio aquático local em Lajeado, oferecendo assistência aos desabrigados no Parque do Imigrante e fornecendo informações à comunidade.

Com previsão de chuvas continuadas até sexta-feira, 3, o secretário enfatizou que a liberação para que as pessoas retornem às suas casas será determinada pela Defesa Civil com base na segurança. “Em situações de risco iminente, as pessoas não devem retornar às residências imediatamente. Aguardaremos a estabilização das condições meteorológicas conforme informado pela Defesa Civil Estadual antes de liberar o retorno com segurança, de forma gradual. Ninguém é obrigado a permanecer conosco, mas garantiremos todo o apoio necessário”, concluiu.

Acompanhe a cobertura

Acompanhe
nossas
redes sociais