Com mais de 20 mil associados sem luz, Certel mobiliza empresas parceiras

CHEIA NO VALE

Com mais de 20 mil associados sem luz, Certel mobiliza empresas parceiras

Linha de transmissão da subestação de Canudos do Vale, uma das mais afetadas, teve sete postes derrubados pela força das águas

Com mais de 20 mil associados sem luz, Certel mobiliza empresas parceiras
Foto: Caetano Pretto
Vale do Taquari

Em meio às cheias que assolam o Vale do Taquari, a infraestrutura energética enfrenta grandes desafios. O vice-presidente da Certel, Daniel Luis Sechi, e o diretor de operações, Simão Pedro Diehl, explicam o atual cenário, os impactos e os esforços em andamento para restabelecer a energia elétrica para milhares de associados afetados.

As cheias tiveram mais uma vez impacto singnificativo na infraestrutura da cooperativa. Atualmente, dos 76 mil associados dos  48 municipios em que a Certel atua, cerca de 20 mil estão sem energia , devido à inundação que danificou ou interrompeu diversas estruturas.

A subestação de Canudos do Vale, por exemplo, está sem energia, privando de eletricidade diversos municípios como, Forquetinha, Sério, Canudos do Vale, Progresso, Boqueirão do Leão e Gramado Xavier. “A linha de transmissão que a alimenta foi severamente danificada, com, pelo menos, sete estruturas de postes derrubadas pela força das águas.”

Diretor de operações da Certel, Simão Pedro e o vice-presidente, Daniel Luis Sechi, (Foto: Rodrigo Gallas).

Por conta disso, a cooperativa mobiliza todos os recursos disponíveis para restaurar o serviço o mais rápido possível. “Temos uma força-tarefa de 250 pessoas, além de equipes terceirizadas de outras regiões trabalhando incansavelmente para rerguer as estruturas danificadas e restabelecer a energia para nossos associados“. 

Uma das principais dificuldades são os acessos bloqueados pelas cheias. “Felizmente, contamos com o apoio dos prefeitos locais, que estão colaborando conosco ao disponibilizar equipamentos e maquinários para desobstruir as vias.”

A prioridade é a reativação da subestação de Canudos do Vale, o que possibilitará o restabelecimento do serviço para um grande número de associados. “Temos equipes preparadas para atuar assim que os acessos forem liberados, com um plano de contingência bem estruturado para garantir uma resposta eficiente e ágil”.

É fundamental que os associados comuniquem qualquer situação que observarem e evitem interferir nas estruturas danificadas. “Os desligamentos e reativações devem ser realizados exclusivamente por profissionais da Certel para garantir a segurança de todos”.

“Estamos trabalhando incansavelmente para minimizar os impactos causados pelas cheias. Com nossa equipe dedicada e os recursos mobilizados, estamos confiantes de que conseguiremos restabelecer o serviço o mais breve possível e ajudar nossos associados a superar esse desafio.”

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais