A cheia do Arroio Castelhano, na parte baixa da cidade de Venâncio Aires, afeta moradores de pelo menos quatro bairros. Morsch, União, Artus e Battisti estão com dezenas de ruas e avenidas bloqueadas. Até a manhã desta terça-feira, dia 30, as águas, no entanto, ainda vinham avançando pelas vias desses bairros.
“É a maior enchente urbana de Venâncio Aires dos últimos 20 anos”, afirma o prefeito Jarbas da Rosa. A Defesa Civil informa que as fortes chuvas das últimas horas afetaram centenas de pessoas, na cidade e no interior de Venâncio Aires. No interior, no Vale do Sampaio, pelo menos duas pontes foram afetadas pelas cheias do arroio Sampaio, em Linha Santana e Linha Andréas.
Ainda na madrugada, o Corpo de Bombeiros Militares precisou resgatar quatro pessoas que estavam ilhadas em uma residência em Linha Marechal Floriano. Sendo que um dos resgatados era uma criança de seis anos. Todos foram encaminhados para residências de familiares.
Também o trânsito está interrompido ERS-422, rodovia que liga Venâncio Aires e Boqueirão do Leão, a partir do distrito de Vila Deodoro. Deslizamentos de barreiras de terras na região serrana foram registrados na madrugada. Toda a rede municipal de educação suspendeu as aulas hoje, bem como o atendimento dos postos de saúde.