A forte chuva desta segunda-feira, 29, afetou diretamente a mobilidade em Venâncio Aires. Dezenas de ruas tiveram trechos bloqueados em bairros como Centro, Aviação Gressler, União, Morch, São Francisco Xavier, Dietrich e Battisti. A água também chegou a invadir alguns estabelecimentos comerciais e residências. Defesa Civil alerta que a região baixa da cidade está vulnerável para cheia do Arroio Castelhano.
Em comunicado reforçado nesta tarde, foi destacado que “tendo em vista a quantidade excessiva de chuvas nas últimas horas, juntamente com a previsão de tempo severo para as próximas 24 horas, a indicação é que os móveis comecem a ser erguidos e as famílias fiquem prontas para a possível necessidade de deixarem as residências”. A medida atinge principalmente bairros como União, Morsch e Battisti.
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Venâncio Aires, tenente Luciano Machado de Morais, informa que embarcações estão de prontidão desde o domingo, 28. Destacou ainda que, caso exista a necessidade, reforços podem ser solicitados para unidades em Lajeado, Estrela e Santa Cruz do Sul.
Ainda segundo os bombeiros, no fim de semana fortes ventos afetaram residências da cidade e do interior. Pelo menos 15 casas tiveram avarias em telhados e retiraram lonas juntos da corporação. Cinco proprietários de residências solicitaram ajuda da Defesa Civil quanto à destinação de telhas.
O telefone da Defesa Civil é o (51) 93505-5953 e do Corpo de Bombeiros é o 193.