O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) indica risco moderado de inundação gradual nas áreas do Rio Taquari e afluentes dos arroios Saraquá e do Engenho. A situação atual mostra instabilidade no município e na bacia de contribuição, com chuvas atuantes.
A tendência é de chuvas contínuas e acumulados expressivos nas próximas 48 horas, o que pode agravar o risco de inundação. A recomendação é para início dos planos de prevenção nas áreas mapeadas.
Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB\CPRM) são mais de 2,9 mil pessoas em 735 moradias que vivem em áreas de risco para inundação.
“A população deve permanecer em alerta para possíveis transtornos causados pelas chuvas intensas previstas para os próximos dias. Acompanhe as atualizações e siga as orientações das autoridades locais”, diz a nota.
Para quarta e quinta-feira, a previsão é que o acumulado de chuva passe dos 100 milímetros na bacia hidrográfica do Taquari\Antas. A previsão de chuvas intensas, com acumulado de até 200 milímetros em sete dias, acende o alerta para risco de enchentes na região.
Meteorologistas destacam a chegada da umidade amazônica para o sul do continente, devido ao calor estacionado no centro do país e à presença de massas de ar frio da Argentina e do Uruguai.