O Tri Hotel, no bairro São Cristóvão, sediou mais uma etapa do treinamento regional contra desastres, oferecido numa parceria entre o governo de Lajeado e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, sigla em inglês).
Mais de 50 pessoas participam da capacitação, que ocorre ao longo desta segunda-feira, 29. A iniciativa, conforme o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, busca uma melhor condição do município e região no controle de eventos como as enchentes de setembro e novembro de 2023.
“Foi feito um questionário com quatro perguntas, e daí saiu um relatório sobre cada item. Em cima disso, buscamos dar o melhor encaminhamento possível. Não é uma receita dos Estados Unidos que vem pra cá. Nós vamos trabalhar com o nosso tem, nossa realidade e ver como podemos conduzir essas situações”, frisa.
Conforme o consultor de assistência técnica da USAID, tenente-coronel veterano do Corpo de Bombeiros Militar de Brasília, Paulo José Barbosa de Souza, Lajeado é a primeira cidade afetada por um desastre natural a procurar a agência para um treinamento.
“O que vocês fazem aqui é inédito e deve ser saudado. É a primeira cidade que se preocupa com um pós-enchente da forma como estão procedendo. Estamos aqui para prestar um importante suporte e assistência técnica”, frisa.
Ao todo, cinco grupos de trabalho foram formados durante as capacitações. São compostos por agentes públicos do Executivo de Lajeado, do Ministério Público e da Justiça, de instituições como a Univates, e também de órgãos como Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil regional e Política Cívil.