Com foco na discussão sobre espécies e técnicas de recuperação de florestas ribeirinhas, o “Seminário Proteção das Margens de Rios” é realizado por meio de uma parceria entre o governo de Encantado e a Universidade do Vale do Taquari (Univates). O evento iniciou hoje, 26, no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, no Auditório Brasil, e segue até às 16h30min.
Durante o seminário, vários especialistas vão compartilhar conhecimentos e experiências. A abertura foi com o promotor ambiental, Sergio Diefenbach, que falou sobre as medidas ambientais para o futuro. Em seguida, o engenheiro ambiental, Cleberton Diego Bianchini, aborda técnicas para estabilização de taludes em margens de rios. A bióloga e professora na Univates, Elisete Maria de Freitas, tratará de espécies de florestas ribeirinhas e a produção de mudas. À tarde, a Chefe da Divisão de Flora do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Angélica Ritter, contribuirá com foco na restauração de áreas degradadas.
O seminário também contará com uma sessão de debate sobre as ações necessárias para a restauração da mata ciliar do rio Taquari e afluentes, trazendo a importância de cuidados e práticas necessárias para a restauração de florestas ribeirinhas.