O Rodeio Crioulo é um dos mais tradicionais eventos gaúchos. Ele que envolve animais nas atividades de montaria, provas de laço, gineteadas, pealo, chasque, cura de terneiro, provas de rédeas e outras provas típicas da tradição nas quais são avaliadas as habilidades do homem e o desempenho do animal.
O primeiro registro de um rodeio crioulo no Rio Grande do Sul, foi no ano de 1951, na cidade de Esmeralda, que fica perto de Lagoa Vermelha, mais ou menos a uns 80 km da grande Ibiaçá.
Então conta o causo que a peonada de uma fazenda tava meio ruim de pontaria e isso tava atrasando as lidas com o gado no campo. Aí que tiveram a ideia de se reunir pra jogar umas cordas e dar aquela treinada no braço.
Pelas informações encontradas temos é que essa “laçada” como foi referida na época é que aconteceu em 14 de novembro de 1951, na fazenda do Sr. Ataliba Kuze e quem emprestou o gado foi o Sr.Valter Oliboni Brehm.
E não é que a peonada garrou gosto pela coisa e em 1952, realizaram a primeira competição, no começo tinha pouca gente pra ver, mas com o tempo os eventos foram crescendo, porque um peão desafiava o outro.
Logo esse tipo de evento começou a se espalhar pelas cidades vizinhas e em poucos anos tomou conta de todo o Estado, inclusive hoje temos muitos ro-deios que já contam com mais de 30, 40 e até 50 edições consecutivas.