Cristo Redentor de Guaporé passa por restauração

REGIÃO ALTA

Cristo Redentor de Guaporé passa por restauração

Além da lavagem e pintura, restauros no rosto e nas emendas dos blocos estão sendo executados

Cristo Redentor de Guaporé passa por restauração
A pintura do monumento deve ocorrer em breve
Guaporé

O “Cristo da Montanha”, localizado no alto do Morro do Gallon, na Linha 21 de Abril, é o símbolo da fé e da força da comunidade de Guaporé. Construído em 1967, após as 136 peças serem trazidas de Campinas/SP em dois caminhões, o monumento pesa 13 toneladas e é um dos pontos turísticos da região que mais recebe visitantes. Tem 13 metros de altura e está posicionado em pedestal de sete metros.

Há mais de uma década, o Cristo Redentor não recebia uma revitalização completa. Lavagem e pintura foram realizadas há anos, mas um trabalho de restauro da imagem, com empresa especializada, não havia sido executado. Parte do rosto, desgastado em virtude do tempo de exposição ao clima, recebeu
melhorias. Infiltrações nas placas (emendas dos blocos), que estavam deteriorando o concreto, serão sanadas com aplicação de produto específico. Antes destes trabalhos, o monumento foi lavado, lixado e houve a colocação do fundo restaurador. A pintura ocorrerá em breve.

“A finalização dos trabalhos será com uma tinta especial. A revitalização não é uma simples lavagem e pintura. Foi uma atividade que, através da contratação de uma empresa com capacidade técnica, durará um bom período até que novamente passe por melhorias. Dará maior durabilidade e vida longa para o Cristo”, disse o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Guilherme Ghiggi.

Além da revitalização do Monumento do Cristo, o espaço receberá investimentos nos próximos meses. Está prevista também, com edital de Concorrência Eletrônica publicado, a construção de um mirante suspenso.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais