O ala/armador Thaylor Gabriel Fagundes dos Santos, de 18 anos, vive um momento importante em sua carreira profissional. O jogador foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18 que disputará a Copa América, em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 3 e 9 de junho. O venâncio-airense é atualmente do elenco principal do União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, que disputa o Novo Basquete Brasil.
Foram convocados 19 jogadores para a pré-lista. Antes da viagem internacional todos irão se reunir para treinamentos em Barueri, no interior de São Paulo, quando sete serão cortados da lista final. Na atual edição do NBB, Thaylor tem quase 30 jogos disputados. O recorde de pontos foi na partida contra o São José, quando anotou 12 pontos. “É uma satisfação muito grande fazer parte desta seleta lista. Sair de um projeto social, na minha cidade de origem, e chegar a Seleção Brasileira é a realização de um grande sonho, de uma meta pessoal alimentada desde o início dos meus treinamentos, aos oito anos”, destaca o jogador.
A Copa América é caminho obrigatório para o Mundial Sub-19 de 2025. Oito países participarão do torneio: Brasil, Estados Unidos, Argentina, Canadá, República Dominicana, Belize, Porto Rico e Venezuela. Após a divisão das chaves, o formato de disputa terá as equipes se enfrentando dentro dos grupos, com os dois melhores de cada avançando às semifinais e depois à decisão. O grupo brasileiro será dirigido por Bruno Savignani, que também faz parte da Seleção adulta.
“São jogadores que vem se destacando nos seus clubes e no exterior na sua categoria, e atletas que também se destacaram em categorias menores e que mereceram essa oportunidade, com uma mescla física e técnica para agregar. A vaga no Mundial Sub-19 é o nosso grande objetivo”, cita Savignani.
Ele terá como auxiliar Renan Custódio, campeão paulista sub-18 e 20 com o Corinthians e hoje treinador do Sub-20 e 22 do Paulistano. A coordenação técnica da equipe na Argentina será de Demétrius Ferracciú.