Pavimentação entre bairros avança e governo projeta conclusão em maio

Um novo olhar sobre os bairros

Pavimentação entre bairros avança e governo projeta conclusão em maio

Asfaltamento de trecho entre o Santo Antônio e o Nações,por meio das ruas Bernardino Pinto e Equador, está em fase final de execução. Projeto conta com recursos do programa Avançar Cidades

Pavimentação entre bairros avança e governo projeta conclusão em maio
Investimento na pavimentação das duas ruas se aproxima de R$ 1,1 milhão Foto: Cateano Pretto
Lajeado

Até o fim de maio, a ligação entre os bairros Santo Antônio e Nações estará totalmente pavimentada. Iniciada no ano passado, a obra nas ruas Equador e Bernardino Pinto chegou a ser paralisada, mas agora está em fase final de execução. O avanço dos trabalhos chama atenção e gera expectativa em moradores das duas localidades.

Ao todo, o investimento no trecho se aproxima de R$ 1,1 milhão. O recurso provém de saldo restante do Programa Avançar Cidades, do governo federal, que contemplou diversas vias da cidade com asfaltamento. Até o momento, já foram executadas a terraplenagem, microdrenagem e pavimentação das duas vias.

“Ainda falta a execução da pavimentação das calçadas de passeio e da sinalização viária”, frisa o engenheiro do setor de Projetos Especiais, Christian Dalosto. Segundo ele, deve-se aguardar a cura do pavimento asfáltico para que essas obras complementares sejam efe- tuadas. Por isso, trabalha com o prazo para o fim de maio.

De acordo com o engenheiro, a obra era uma reivindicação antiga de moradores dessas comunidades e também do bairro Morro 25, que também se beneficiaria devido ao acesso facilitado às escolas e posto de saúde. “Vai melhorar as condições de trafegabilidade no local, tanto por veículos quanto para pedestres. E os moradores vão ficar livre das situações de poeira e do barro”.

Projeto “ambicioso”

Em 2023, quando anunciou a execução da obra, o prefeito Marcelo Caumo se referiu a pavimentação das ruas Equador e Bernardino Pinto como um “projeto ambicioso”, com o propósito de melhorar a mobilidade urbana dos bairros impactados, que hoje não contam com ligações asfaltadas.

O projeto abrange a pavimentação de dois trechos que interligam as ruas, totalizando 342 metros. Desses, 182 metros correspondem à rua Equador, cujas obras se iniciam na esquina da avenida Brasil, uma das principais vias do Nações. O restante, 160 metros, será asfaltado na rua Bernardino Pinto, a partir da interseção com a Equador até a esquina da travessa Saidan.

A obra, nos últimos anos, havia sido elencada como demanda prioritária por associações de moradores dos dois bairros, sobretudo do Nações. Em debate ocorrido na Rádio A Hora, em janeiro, o ex-presidente da entidade, Carlos da Silva, classificou a obra como essencial.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais