Após anúncio feito pelo presidente Lula, mais uma etapa do programa habitacional avança. O Minha Casa Minha Vida Rural e Minha Casa Minha Vida Entidades contempla quase seis mil novas moradias em todos os estados. Na região, serão 256 casas em quatro municípios, sendo eles: Taquari, com 100 unidades, e Capitão, além de Itapuca e Fontoura Xavier, municípios que fazem divisa com o Vale.
“Elas se somam as já anunciadas tanto no calamidades quanto na seleção de municípios com acima de 50 mil habitantes e teremos ainda, logo em seguida, a abertura do edital para o Minha Casa Minha Vida Urbano para municípios com menos de 50 mil habitantes. Um grande programa que o presidente retoma após 6 anos sem nenhum contrato assinado em todo o Brasil, programa parado no último governo e, agora, vem com força total”, enfatiza o secretário de Comunicação do governo federal, Maneco Hassen.
Além das moradias, que já chegam a quase 15 mil unidades no estado, os valores investidos nos programas são fundamentais para fomentar a economia local, geração de empregos, movimentando o comércio, além de outros setores.
Hassen destaca que os anúncios feitos pelo presidente são para projetos já selecionados. Os dados já foram analisados, projetos com terrenos e documentação já pronta. Segundo ele, faltam apenas dois passos, um é o município aprovar a construção das casas e, depois a cooperativa encaminha para Caixa Federal, onde projeto é analisado e, em seguida, libera os valores e recursos para construção. “A expectativa é de no máximo dois meses os sejam iniciadas as construções em todo o Brasil.”
Em Taquari, as moradias serão no loteamento Santa Cecília, no bairro Prado, próximo ao centro, ao lado de uma escola. “No projeto MCMV Entidades, diferente do Calamidades em que o morador não paga nada pela residência, neste, o contemplado paga um percentual sobre a sua renda que não deve ultrapassar os R$ 100 mensalmente”.
Visita do Ministro das Cidades
Está confirmada para a primeira quinzena de maio a visita do Ministro das Cidades, Jader Filho, que vem ao Rio Grande do Sul para novos anúncios e falar sobre o programa Minha Casa Minha Vida no estado. Hassen ressalta que a data ainda não está confirmada.
Sistema de Alerta Defesa Civil
Conforme Hassen, a data já foi alterada algumas vezes. O sistema de alerta vai abranger todo o estado e dois municípios do Vale devem participar dos testes, Muçum e Roca Sales estão na lista. “O que falta são detalhes que independem do governo. O sistema está pronto e sendo acompanhado diretamente pelos órgãos do estado e deve abranger todo o país possibilitando a comunicação da previsão de uma possível nova tragédia.”
Eleições 2024
Sobre este assunto, Hassen afirma que desde os 14 anos de idade é filiado ao mesmo partido (PT) e, sobre concorrer às eleições, aguarda decisão do partido. Enquanto isso, permanece como Secretário de Comunicação Institucional do governo federal.
Acompanhe a entrevista na íntegra