Inovação, produtos com texturas, móveis embutidos e automação são algumas tendências que os profissionais da área da arquitetura e decoração do Vale do Taquari trazem da Itália à região. As novidades foram percebidas na 62ª edição da ISaloni, ou Salão de Móveis, que faz parte da Semana de Design de Milão, e ocorre de 16 a 21 de abril.
O evento é um dos principais do ramo e evidencia o que há de novo em termos de arquitetura e decoração que influenciam a indústria global. Para os profissionais da região, a participação no evento serve para atualizar e consolidar o trabalho entregue aos clientes, além de aproximá-los das grandes marcas mundiais.
A arquiteta Camila Blatt Mirapalhete, da Tartan Arquitetura e Urbanismo, de Lajeado, esteve entre os mais de 10 profissionais do Vale que viajaram a Milão. Esta não é a primeira vez que ela participa da feira, mas diz que toda edição é renovadora.
“Além da feira propriamente dita, toda a cidade se transforma, recebendo exposições de arte, ativações de marcas, eventos culturais”. Mais do que compartilhar tendências, ela diz que Milão é uma cidade que pode ensinar muito com o respeito pelo patrimônio histórico, unido à modernidade. “Nestes dias de feira, fica tudo mais interessante”, destaca.
Camila reforça que o ISalone é o evento anual mais importante para arquitetos, designers, fabricantes e lojistas que trabalham com o setor de arquitetura e decoração. Para ela, é a oportunidade de conhecer em primeira mão produtos e novas tecnologias que chegam ao consumidor em 2024 e 2025.
“É também a oportunidade de se inspirar com os melhores designers mundiais. Todos estão expondo de alguma forma”. Do que observou na feira, a arquiteta destaca que o lançamento de novas ideias é baseado no comportamento do cliente. “Seja no desenho de uma estampa, na escolha de uma cor ou mesmo na decisão de que tipo de carro oferecer, vemos o reflexo da nossa vida como sociedade”.
Camila ressalta que essas novas tendências serão aplicadas na região e é isso o que motiva os profissionais do Vale a visitarem feiras internacionais. “Estudar, viajar, conhecer cidades e viver experiências é muito importante para entendermos melhor nosso cliente e consequentemente suas necessidades”, acredita.
A 62ª edição do evento em Milão inclui a bienal EuroCucina, considerada a maior feira de cozinhas do mundo, e a Exposição Internacional de Banheiros. Ao todo, são 1900 expositores, incluindo 600 jovens talentos e 22 escolas de design.
Conceitos destaques da feira
- Inteligência Artificial no design;
- Sustentabilidade com novos materiais e estéticas de reuso;
- Design icônico dos móveis;
- Cores metalizadas;
- Ancestralidade explorada.
Diversidade de materiais
“A ISaloni representa uma janela para o mundo do design internacional, oferecendo acesso a inovações, aprendizados e conexões essenciais para a manutenção da competitividade e relevância no mercado atual”, afirma Caroline Muller, presidente da Costaneira Acabamentos, de Lajeado, que também participa da feira em Milão. Ela ressalta que é em eventos como este que os profissionais buscam atualização e inspiração.
No caso de Caroline, o foco foi o networking, trocas de experiências e até mesmo oportunidades de negócios com marcas e designers de diferentes partes do mundo, além de inovações do setor para apresentar ao cliente.
A profissional destaca a diversificação de materiais, como pedra, metais e fibras naturais, com o objetivo de criar produtos inovadores e versáteis, preocupados com a sustentabilidade e maior eficiência na utilização dos materiais.
As exposições bienais, focadas em design de cozinhas e banheiros, são também um destaque para Caroline. “A EuroCucina, por exemplo, enfatiza o design e aspectos das nossas escolhas, para contar a história do presente e do futuro da alimentação”.
Já na Exposição Internacional de Banheiros, foi possível conferir lançamentos e tendências em mobiliários, louças sanitárias, banheiras e misturadores. Um exemplo descrito por Caroline foi o lançamento, pela marca Kohler, da bacia inteligente “Formation 02”, uma edição limitada de 99 peças, projetada pelo artista e designer Samuel Ross. Para a profissional, o produto personalizado e tecnológico exemplifica a natureza inovadora e exclusiva das soluções apresentadas no evento.
“A participação na ISaloni é mais do que uma viagem: é uma imersão em um ecossistema de vanguarda que transforma nossa visão e abordagem ao design, trazendo benefícios tangíveis e duradouros para nossa equipe comercial, clientes e profissionais”.
Sobre a ISaloni
O Salão do Móvel, ou ISaloni é o ponto de referência em âmbito mundial do setor de casa e mobiliário e equipamentos para a indústria de móveis. A feira surgiu em 1961 com o objetivo de promover a exportação italiana de móveis e complementos e, hoje, se torna mais do que um ambiente de exposição. O evento ocorre no distrito expositivo de Rho, onde se pode ver, tocar e experimentar o melhor que a indústria do móvel pode oferecer.
Foco na cozinha
A EuroCucina é a área de trabalho que Ednéia Bruxel Gasparotto, diretora da Móveis Todeschini, de Lajeado, mais se interessou. Também presente na Feira de Milão, o foco da profissional no evento foram os móveis planejados. Com a experiência, ela percebe que a empresa está na mesma direção das grandes marcas mundiais.
“Nós tivemos lançamentos da fábrica agora em março, que eu estou vendo aqui, então é sinal que não demora mais para as tendências chegarem na região como anos atrás”.
Mercado mundial
Além dos utensílios e móveis de cozinha, a feira deste ano também apresentou tendências em outras áreas, incluindo luminárias e eletrodomésticos. E foi neste segmento que Fabiana Bergamaschi, da empresa Venax, de Venâncio Aires, procurou referências.
Formada em arquitetura e urbanismo, ela coloca em prática a profissão, com o design de eletrodomésticos há 20 anos. Hoje, Fabiana é também diretora executiva da Venax e acompanha a criação dos produtos, ampliação de mercado e novidades que podem ser aplicadas na empresa.
Da Feira de Milão, ela destaca uma tendência grande com os eletrodomésticos utilizando energia elétrica, indução ou fornos elétricos. “Cada vez mais é trabalhada a eficiência de economia dos produtos. Outra coisa é que os eletrodomésticos estão mais embutidos e integrados aos móveis”, destaca.
O uso de tecnologia dentro da integração dos eletrodomésticos, produtos com programação, interligados ao aparelho de celular e automação também foram destacados. Além de produtos com mais texturas. Segundo Fabiana, ela também percebe que, quanto mais discretos os eletrodomésticos estiverem, mais harmoniosos eles ficam com o ambiente e com o projeto.
De acordo com a profissional, o custo-benefício deve ser avaliado na hora de aplicar uma tendência na região. De qualquer forma, acredita que a participação no evento ainda é uma maneira das empresas do Vale se colocarem em uma competitividade mundial.
Produtos e inovações
- Móveis embutidos que harmonizam com o ambiente;
- Eletrodomésticos discretos e texturizados;
- Uso de tecnologia dentro da integração dos eletrodomésticos, produtos com programação, interligados ao aparelho de celular e automação;
- Sustentabilidade e maior eficiência na utilização dos materiais.