Boa nova

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Boa nova

A Climatempo, que agora tem até canal próprio na TV a cabo, anuncia a instalação de um radar de solo no morro São João, em Montenegro.

Com raio de alcance de 150 quilômetros deve agilizar e aprimorar as importantes e essenciais informações meteorológicas sobre tudo na região metropolitana do estado, mas também no Vale do Taquari, no Vale do Rio Parte e região serrana.

Atualmente existem três radares meteorológicos de solo que produzem essas informações para o nosso estado: em Canguçú, Santiago e em Urubici no Morro da Igreja (SC).

No geral a cobertura atual é boa e junto com os satélites meteorológicos geoestacionários dão um bom ¨panorama¨ de como estão as coisas e como elas podem ficar aí por cima.

Os radares de solo são muito importantes para a gestão de potencias riscos climáticos e inclusive para a segurança da aviação.

Agora além do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Instituto Nacional de Meteorologia, da Sala de Situação da SEMA, das parcerias com a NASA /USGS e institutos semelhantes na Argentina, Paraguai, Uruguai vamos contar com outro parceiro.

Bem vindos à bordo!

Morro São João

Foi na década de 70 que o Morro São João de Montenegro foi considerado um ¨eixo¨ importante nas telecomunicações intraestaduais, tipo o morro de Fazenda Lohmann e sua pouco conhecida torre, na boa terra de Roca Sales.

Vale conhecer. Inclusive acompanhados pela boa turma dos paragliders.

ANÚNCIOS DESCLASSIFICADOS

Troco complexos sistemas de GPS e 20 satélites de comunicação geoestacionários por meia-dúzia de determinações monocráticas. Paguem a diferença.

CINE BRASIL APRESENTA

Monopólios de Narrativas b(duplo com) Gordos Pichulecos.

LIVRE PENSAR

“Elogie em público, critique no particular”. (autoria incerta)

SAIDEIRA

Invenção alemã: o chopp, a bomba do barril de chop!

 

Acompanhe
nossas
redes sociais