Esportes, integração e diversão para uma melhor qualidade de vida e da saúde física e mental são os objetivos da Malupíada. Realizado pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps Infantil, Adulto e Álcool e Drogas) da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), o evento esportivo ocorreu durante a manhã desta sexta-feira, 19, no Parque Professor Theobaldo Dick e contou com a participação de usuários dos Caps e de profissionais da saúde de Lajeado e também do município de Estrela, que foram convidados.
Aberta à participação da comunidade, a 8ª Malupíada contou com esportes como caminhada, alongamento, danças, percussão corporal, brincadeiras, além de jogos de futebol e vôlei, arremessos ao cesto da tabela de basquete, corrida do saco, corrida com a colher com uma bola de ping pong, e o evento terminou com a brincadeira do cabo de guerra, mobilizando os participantes.
A coordenadora do Caps Infantil, enfermeira Naiana de Quadros, explica que a Malupíada é um evento que foi desenvolvido com o objetivo de divulgar e promover as práticas esportivas como instrumento terapêutico para melhora da qualidade de vida e da saúde, tanto física quanto mental, da população em geral e não somente dos usuários dos serviços oferecidos pelas três unidades do Caps em Lajeado.
Conforme o profissional de Educação Física dos Caps, Tiago Canabarro, a Malupíada também visa promover uma socialização mais natural entre os usuários dos Caps e população em geral, não identificando o evento com faixas alusivas aos serviços de saúde mental do município, uma vez que, dessa forma, a população acaba se integrando ao evento.
Segundo ele, as ações são pensadas e adaptadas para que os usuários do Caps consigam realizar o maior número de atividades possível, estimulando a prática de atividade física e uma vida mais ativa, uma vez que os pacientes de saúde mental, devido a outros fatores, têm maior chance de desenvolver também doenças ligadas à saúde física. Por isso, o esporte faz parte da rotina dos três Caps de Lajeado, com oficinas e grupos de atividade física, sendo a Malupíada o auge do que é trabalhado no cotidiano do serviço.
A 8ª Malupíada contou com o apoio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) de Lajeado, que se responsabilizou pelas medalhas aos participantes.
Benefícios da atividade física para a saúde mental:
- Ativa regiões do cérebro que estavam com a atividade elétrica prejudicada;
- O esporte contribui para a socialização, o companheirismo, o trabalho em equipe e o respeito ao adversário;
- Estimula aprendizados sobre o respeito ao espaço do outro, o saber ganhar e perder, esperar a vez do colega, respeitar seus próprios limites e do colega;
- Ajuda no desenvolvimento e na recuperação da motricidade, na melhora do equilíbrio e no fortalecimento da musculatura.