O governo de Lajeado liberou o trânsito de veículos para quem acessa o bairro Montanha pela rua Donga Menezes. No local, que ainda está em obras, foi concluída a etapa de instalação da nova canalização pluvial que interliga uma galeria construída pela CCR, junto à área de domínio da BR-386, até outra existente na Donga Menezes.
Foram instalados 20 tubos de concreto armado de 1,5 metro de diâmetro e outros 16 canos de 80 cm de diâmetro. Ainda falta fechar um bueiro nas imediações, que encontra-se sinalizado. Já na lateral da BR-386, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosur) finaliza a construção de um bueiro e o desentupimento de canalização que chega até ele, o que vai melhorar o escoamento pluvial.
Conforme o novo titular da Sosur, Günther Meyer, o local apresenta problemas de inundação há décadas, porém, com as obras de duplicação da BR-386, isso se acentuou. “A nova canalização que fizemos contribuiu para que a Rua Donga Menezes não voltasse a alagar durante a enxurrada da última terça-feira, dia 16.”
Segundo o secretário, a obra que está sendo finalizada é uma solução emergencial, uma vez que a prefeitura está elabora um projeto de engenharia para a macrodrenagem do local, que será constituída pela construção de uma rede de galerias para dar maior fluidez ao Arroio do Engenho. As galerias terão seção de quatro por dois metros e meio, o que aumentará o escoamento pluvial quando houver enxurradas fortes. A obra de macrodrenagem, em razão da sua complexidade, precisará ser licitada, o que requer mais tempo para o cumprimento das etapas legais necessárias.