O governo municipal de Coqueiro Baixo, juntamente com os demais secretarias, organizam as festividades em comemoração aos 28 anos de emancipação do município. O aniversário da cidade foi na terça-feira, 16, mas as comemorações ocorrerão neste sábado, 20. As festividades terão início pela manhã e se estenderão até a noite.
A programação terá início às 10h30 com uma Santa Missa na Capela São José, reunindo os moradores para um momento de reflexão. Já à tarde, a partir das 14h, está previsto o show de Badim o colono. Às 18h30, será a vez dos moradores locais se apresentarem no show de talentos. A partir das 20h, se inicia os shows com as bandas Tchê Barbaridade e Pérola Negra.
O prefeito de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer, destaca a importância deste momento para o município, ressaltando os avanços conquistados ao longo dos anos. “Nos últimos quatro anos o município, em termos de arrecadação, cresceu os quatro anos consecutivos. Então isso vem alavancando e dando um crescimento de arrecadação no município, fundamental para seguirmos também com as políticas públicas”, afirma.
Valer também menciona alguns investimentos previstos para o desenvolvimento do município, incluindo melhorias na infraestrutura e projetos que visam beneficiar a população. “Estamos trabalhando na ligação com Nova Bréscia, a parte do trecho da estrada 386 que já está concluída. Agora também conseguimos um novo convênio para asfaltar até a comunidade Linha três Reis, que faz divisa com o município de Relvado. Além disso, conseguimos dar um atendimento especializado em saúde, educação, extensão social, agricultura”, salienta.
História:
O nome Coqueiro Baixo originou-se em 1850, quando chegaram os primeiros colonizadores. Dizem os antigos habitantes que o nome da localidade se deve a um coqueiro baixo e de tronco bem grosso que havia junto ao arroio que banha o município (hoje denominado Arroio Coqueiro Baixo).
Desmembrado de Nova Bréscia e Relvado, Coqueiro Baixo é elevado à categoria de município no dia 16 abril de 1996, dia de seu aniversário.