Marcas do Vale são destaque no Gramado Summit

ECONOMIA E NEGÓCIOS

Marcas do Vale são destaque no Gramado Summit

Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari foi um dos destaques do primeiro dia do evento

Marcas do Vale são destaque no Gramado Summit
Mais de 15 mil pessoas participam do maior evento de inovação da América Latina, na Serra Gaúcha (Fotos: Thiago Maurique)
Vale do Taquari

Um dos principais eventos de inovação da América Latina, o Gramado Summit segue até hoje com protagonismo para empresas do Vale. Ações de ativação destacaram marcas regionais em meio a mais de 15 mil visitantes, que também puderam assistir a palestras com cases de sucesso da região.

Logo após o credenciamento, os integrantes do evento receberam uma sacola com a marca da Docile e amostras de doces fabricados pela indústria Lajeadense. A Bebidas Fruki distribuiu gratuitamente as recém-lançadas latas de Água da Pedra e preparou um espaço de “descompressão”, com área de descanso e um estúdio para gravação de podcast. Já a Ustē Cosméticos ofereceu um espaço de experimentação que, além de fornecer os produtos, também disponibilizou uma maquiadora profissional.

Head de marketing da Docile, Jaque Hartmann afirma que a participação no evento consagra um momento muito especial para a empresa. “Investimos no Gramado Summit para levar a nossa doçura ao evento, trazendo gentileza com os nossos produtos e tornando a marca cada vez mais conhecida.”

Ustē Cosméticos ofereceu experimentação com maquiadora profissional

Também palestrante no evento, ela abordou o avanço da Docile nos últimos anos, em especial a partir da campanha que tornou a skatista Rayssa Leal, a “fadinha do skate”, em embaixadora da marca. “Hoje somos patrocinadores do Time Brasil nas Olimpíadas e nos tornamos a maior exportadora de doces do país.”

CEO da Fruki, Aline Eggers Bagatini destaca a divulgação das novidades e ações de ESG da Fruki em um evento com repercussão internacional. “A Fruki vive seu centenário com muita inovação e estamos destacando as nossas ações, com destaque para o ESG.”

Além da distribuição das latas, um produto sustentável por ser 100% reciclável, a empresa também foi case de sustentabilidade, em palestra proferida pela gerente de Relações Institucionais da organização, Fabíola Eggers. “O ESG, que é um assunto hoje muito falado, mas que vem de uma consciência que Fruki pratica faz muitos anos.”

Para a CEO da Ustē Cosméticos, Josi Richter, a participação no Gramado Summit representa fazer parte de um ambiente disruptivo, por isso a importância de oferecer uma experiência diferente aos participantes. “Estamos aqui para servir as pessoas, maquiando e testando os produtos.”

Além disso, a empresa também distribui produtos para os mais de 400 palestrantes que participam do Summit, para que eles também se tornem embaixadores da marca. “Estamos nos posicionando como empresa, pois pensamos globalmente. Por isso a Ustē precisa estar aqui.”

Os primeiros dois dias de evento foram marcados por muitas conexões entre os participantes e também por palestrantes de renome nacional. Nomes como Mari Maria (empresária e influenciadora), Helena Bertho (Nubank), Erico Borgo (Fundador Omelete), Denílson Show (pentacampeão mundial) e Christiano Faig (Microsoft) passaram pelo palco principal, que ontem também recebeu um representante da região: o publicitário Patrick Paes, da Paes Digital – agência oficial do Gramado Summit.

APL Alimentos e Bebidas

Uma das palestras de destaque no primeiro dia do evento abordou o Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari. Presidente do APL, Aline Eggers Bagatini dividiu o palco com o CEO da Sorvebom e membro fundador do Arranjo, Martin Eckhardt.

Conforme Aline, mesmo com menos de dois anos de oficialização, o APL apresenta grandes resultados para as empresas participantes e para a economia da região. “As grandes empresas se unem para contribuir com as pequenas, para que essas cresçam, se desenvolvam e olhem também para a inovação.”

Segundo ela, essa contribuição impacta no desenvolvimento das organizações, que geram mais empregos, mais negócios e contribuem com a economia do Vale do Taquaari. “É um momento para também estimular outras empresas do estado a criarem outros APLs em suas regiões.”

Para Aline, o APL e o próprio Gramado Summit mostram que o época do individualismo e a concorrência desmedida. “Hoje vivemos o momento da cocriação, da colaboração e até da união entre concorrentes para encontrarem soluções em conjunto. Existe espaço para todos crescerem.”

Conforme Eckhardt, o APL Alimentos e Bebidas, que é um sucesso e demonstra o valor do associativismo para o setor produtivo. “Para evoluir como empresário, como empresa, em qualidade, conceitos e processos, temos que nos juntar e um incentivar o outro para melhorar as cadeias produtivas.”

Um dos exemplos dessa união é a collab entre Sorvebom e Neugebauer que resultou na criação do sorvete de doce de leite Mu-Mu, duas marcas consagradas no Rio Grande do Sul. “É um projeto que nasceu no nosso seto de pesquisa e desenvolvimento, mas cuja evolução foi facilitada por serem empresas pertencentes ao APL”.

Gramado Summit em números

  • 10 trilhas de conteúdo
  • 400 palestrantes
  • 500 expositores
  • 300 startups e/ou pequenos negócios
  • 15 mil visitantes, 23 estados brasileiros
  • 70% do público participante é de fora do Rio Grande do Sul
  • 500 investidores
  • 28 mil metros quadrados de área construída
  • R$ 60 milhões de impacto econômico.

Acompanhe
nossas
redes sociais