Servidores das Secretarias de Assistência Social dos 18 municípios que integram a Associação dos Municípios do Alto Taquari (AMAT), estiveram reunidos na quinta-feira, 11, no auditório da Casa da Cultura, de Guaporé, para o encontro do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (COGEMAS).
Na pauta, comandada pela presidente Eliana Giacobbo, os presentes trataram sobre a reunião descentralizada e ampliada do CEAS/RS e 62ª Reunião ordinária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social, o Encontro Regionalizado de Apoio Técnico da Secretaria de Desenvolvimento Social para as regionais da AMAT/AMVAT, o Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande Do Sul, Restinga Seca/RS, entre outros assuntos.
Eliana afirmou que a presença maciça nos encontros, tem sido fundamental para o fortalecimento do COGEMAS-AMAT. “É um colegiado novo, mas está muito fortalecido. O grupo é assíduo e, em cada encontro, compartilhamos a realidade de cada município. Temos situações comuns, que nos preocupam. Apesar do tamanho das cidades, os problemas são semelhantes e nos fazem pensar diariamente em soluções para quem necessita”, disse Eliana.
A presidente ainda ressaltou que muitas coisas realizadas não podem ser divulgadas. “Trabalhamos com pessoas em situação de vulnerabilidade social, ou seja, trabalho escravo, infantil, imigrantes, violência doméstica e contra crianças, idosos maltratados, e muitas outras. São questões que não podemos expor, são sigilosas”.
Conforme destacou Eliana Giacobbo, o objetivo do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social é mostrar a importância do trabalho realizado para quem necessita, aos Administradores e a comunidade.