Depois de mais um episódio de alagamento no bairro Montanha, o governo de Lajeado iniciou a obra de macrodrenagem em resposta às reclamações de moradores e empresários. Investimento de R$ 10 milhões, previsto para obras de infraestrutura, deve contemplar a melhoria no sistema de escoamento no entorno.
O problema no local é antigo e atinge, principalmente, a rua Donga Menezes, quase na ligação com a via lateral da BR-386. Mesmo com um ajuste na drenagem urbana feito pelo Executivo em 2018, o acúmulo de água voltou a se agravar a partir das obras de duplicação da rodovia, que avançaram em 2022.
“Conversamos com a concessionária da BR-386 e exigimos adequações para que não acontecesse mais alagamentos naquele ponto. Mas aconteceu em novembro e agora de novo”, comenta o prefeito Marcelo Caumo. Ele acredita que o rompimento do contrato com a Eurovias, terceirizada responsável pela duplicação, atrapalhou.
Conforme o prefeito, a obra de macrodrenagem está inclusa em um projeto que inclui a nova ligação entre os bairros Montanha e Florestal, pela rua Irmando Weissheimer e a avenida dos 15. “Entendemos que esse investimento vai corrigir o problema. Com os recursos captados no último dia de 2023, vamos canalizar toda a água daquele trecho”.
Repercussão
A rua Donga Menezes voltou a ficar alagada após o temporal que atingiu Lajeado entre a madrugada e a manhã desse domingo, 7. O acúmulo de água causou transtornos para moradores e fez com que o fluxo de veículos no local fosse interrompido.