A traumatologia do Hospital Estrela será custeada de forma total pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No programa “Frente e Verso” desta terça-feira, 9, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa), Marcos Scorsatto, e o diretor-executivo Nilton Rolante, detalharam o assunto.
O Consisa desempenhou papel crucial ao trazer para o Vale do Taquari o serviço de traumatologia, há muito tempo demandado pela comunidade. Atualmente, os municípios precisam complementar o valor de R$ 137 mil pelo serviço.
No entanto, Rolante afirmou que esse cenário está prestes a mudar. “Quando for homologado pelo Ministério da Saúde, não será mais necessária a complementação. A alta complexidade de Estrela será totalmente custeada pelo governo federal e estadual, tornando-se 100% SUS.”
Com 40 municípios participantes e uma previsão de aumento de 45% no orçamento em comparação ao ano anterior, o Consisa promove integração entre os setores público e privado. A diretoria do consórcio considera este um momento excepcional. Atribui o crescimento às ações proativas de todos os municípios envolvidos.
Scorsatto destacou que o consórcio é um facilitador para as cidades integrantes. “Acredito que ele traga para os municípios muitas oportunidades e vantagens, por contar com inúmeros prestadores de serviço, principalmente na área da saúde”. Rolante mencionou como exemplo a compra abundante de medicamentos, com descontos.
Assista a entrevita na íntegra