A Arena Tecnovates recebeu, na noite desta segunda-feira, 8, a segunda edição de 2024 do Innovation Club, clube que tem o objetivo de criar um ecossistema de inovação e fomentar o empreendedorismo no interior do Estado. Cerca de 50 pessoas acompanharam o painel que destacou a importância de as empresas criarem uma cultura data driven para tomar decisões e obter vantagens competitivas no mercado.
O assunto foi abordado pelo gestor de negócios e especialista em Machine Learning pelo MIT, Gabriel Casara, e pelo CEO da BlueMetrics, Denis Pesa. Eles iniciaram a apresentação falando sobre a explosão de dados e diversidade de fontes a que temos acesso diariamente. “Atualmente existem mais de 4 bilhões de usuários ativos na internet. Ao navegar em sites, ouvir músicas, conversar com pessoas, esses internautas estão gerando dados que serão, em algum momento, utilizados para alguma pessoa tomar uma decisão”, contextualizaram.
De acordo com os painelistas, um dos principais desafios é realizar de maneira eficaz o armazenamento e o processamento dessas informações. “Estima-se que mais de 80% dos dados gerados globalmente sejam não estruturados, ou seja, eles não seguem um formato predefinido ou organização específica”, explicaram. Ainda de acordo com Casara e Pesa, esse número faz com que 30% dos dados de uma organização se tornem obsoletos ou imprecisos anualmente.
Cultura Data Driven
Segundo os palestrantes, para desenvolver uma cultura data driven nas empresas, é necessário envolver e incentivar os colaboradores a utilizar os dados como base para suas decisões. “Além de ter uma vantagem competitiva no mercado, ao analisar e levar em consideração os dados, as empresas podem identificar novas oportunidades de mercado e oferecer experiências para os consumidores”, comentaram.
Casara e Pesa comentaram que os insights para buscar novas oportunidades de negócio podem surgir através da análise de informações ou de curiosidades encontradas nos dados. Citaram como exemplo os cases da Amazon e da Netflix. “Essas duas empresas realizaram uma análise inteligente de dados para, não apenas melhorar a experiência dos seus clientes, mas também para impulsionar a eficiência operacional e as estratégias de negócios. Com isso, tiveram resultados efetivos e competitivos em seus mercados”, destacaram.
Ao final do evento, os painelistas orientaram os participantes a explorar plataformas de inteligência de dados para analisar o comportamento dos seus clientes, identificar padrões de compra, preferências e tendências de mercado. “O uso dos dados não é válido só para grandes empresas. Hoje temos à disposição uma série de ferramentas que podem ser utilizadas por pequenos e médios empreendedores que querem ter um diferencial. Para todos os negócios hoje, é importante saber quem é o cliente, o que ele gosta para então saber o que oferecer para ele”, pontuaram
As edições de 2024 do Innovation Club são realizadas pelo Pro_Move Lajeado e Paes Digital. Contam com apoio da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil).