O governo de Estrela volta a ser proprietário da área do aeródromo. O local estava cedido ao Estado há quase 40 anos e a decisão foi oficializada na semana passada. Para a gestão municipal, trata-se de uma significativa conquista.
“Esse momento é de comemoração. Após a municipalização da área, agora vamos buscar a ampliação da pista e a ideia é de que o nosso aeródromo se transforme em mil metros de comprimento e temos área para isso. Já encaminhamos esse projeto para Brasília. No início de maio, retornaremos para Brasília para finalizar o pedido da pavimentação”, destaca o prefeito, Elmar Schneider.
Com a efetivação do processo de retomada, traz novas oportunidades para os investidores que estão buscando espaços na região e necessitam dessa logística facilitada. “Vamos poder oferecer mais tranquilidade e segurança para esses investidores. A posse da área foi uma luta diária para que os investimentos pudessem acontecer. Agora, seguiremos com novos processos burocráticos e, um deles é a pavimentação”, reforça Elaine Strehl, presidente da E-Log. Mas não para por aí, o projeto vai mais além. “Há chances de se tornar um futuro aeroporto, mas para isso, é necessário passar por todos os trâmites”.
Para a diretora da E-Log, Andressa Traesel, apesar de ser uma área afetada pela enchente, possui localização estratégica. “São 24 hectares de área que voltaram para o município, além de oferecer facilidade de pouso naquela área, por ser próxima ao rio, traz muitos benefícios.
Schneider ressalta que estão sendo trabalhados três eixos. O primeiro, que a área fosse municipalizada para que o município tivesse mais autonomia. O segundo, na ampliação da pista e o terceiro, a pavimentação da pista. Além disso, Schneider destaca o Porto de Estrela, de responsabilidade da E-Log, onde está sendo projetada a municipalização dos quase 50 hectares, hoje de posse do estado, e a municipalização da Transantarita para oferecer novas oportunidades.
“O estado não vai fazer investimentos na Transantarita e, ali precisa ser feita a duplicação e nós temos condições de fazer isso. O município já está buscando a construção do túnel que liga o Imigrante com o bairro Pinheiros, e buscamos a municipalização da Transantarita. Já para o dia 24 está pré-agendada a inauguração do asfalto da Rua Josefina Diehl com a Geraldo Pereira, oportunizando uma redução no fluxo do trânsito”. E acrescenta ainda, a licitação do asfalto do Alto da Bronze com o bairro Imigrantes. “Precisamos construir alternativas, garantindo uma melhor mobilidade urbana”, frisa.
Nutritec
Schneider adianta, em entrevista ao programa Frente e Verso desta terça-feira, 9, que a inauguração da matriz da Nutritec, em Estrela, vai ocorrer em julho.