Marcos geodésicos

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Marcos geodésicos

O Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) mantém milhares de marcos por todos os quadrantes do país, inclusive aqui pelo Vale do Taquari.

Em Lajeado, por exemplo, há 13 deles. O principal está implantado na praça da matriz, sob o número de registro 1908H no SGB, desde o final da década de 60, por aí.

São protegidos por lei e não devem ser removidos. São importantes referências planimétricas e altimétricas, bem como localizam a latitude e longitude do ponto em relação ao Meridiano de Greenwich (GMT).

Hoje em dia, com os satélites e GPSs, a coisa ficou mais fácil. Mas continuam sendo muito úteis como referências para obras de infraestrutura viária, implantação de redes de alta tensão e abastecimento de água, cotas de inundação e até para a aviação.

ANÚNCIOS DESCLASSIFICADOS

Troco um monopólio de narrativas e de gerenciamento de pautas por um gordo pichuleco mensal. Passagens de pano incluídos no negócio. Tratar em Brasília (DF).

PÁSCOA ENCANTADA

A estimativa feita pela prefeitura de Colinas indica que mais de 40 mil visitantes estiveram na cidade das flores para curtirem a programação da Páscoa Encantada.

Isso equivale a quase 20 vezes a população do município. E vale destacar: guardadas as proporções, outros eventos de maior envergadura e projeção teriam que receber 1,8 milhão de visitantes pra equilibrar a balança.

CINE BRASIL APRESENTA

Culpa do Governo Anterior! (duplo com) Troca o Disco, Esse Tá Gasto.

LIVRE PENSAR

“Um bom susto vale mais do que dez conselhos.” – (Autoria incerta)

SAIDEIRA

Nôno na cancha de bochas:
– E aí, vô, como é que vai a vida?
– Tirando fora o que vai mal, o resto vai bem!
– Preocupado com o futuro?
– Nasci careca, pelado e sem dentes…o que vier é lucro!

Acompanhe
nossas
redes sociais