Os passos dos imigrantes alemães, desde o período de navegação até a chegada em Estrela, estão retratados no Centro Cultural Celso Brönstrup. A expo-sição de telas 200 Anos da Imigração Alemã no Brasil apresenta as peculiaridades vivenciadas pelos descendentes e também destaca cenários conhecidos pela população do Vale do Taquari. O material fica disponível até 30 de abril.
Os autores das obras, Elisandro de Lima Pedroso e Gelson Almir Marmitt, levam ao público retratos de como eram as antigas Colônias no interior do município durante a chegada dos imigrantes, bem como evidenciam a beleza da região, com paisagens da Escadaria, em Estrela, da Lagoa da Harmonia, em Teutônia, a da Ponte de Ferro, entre Lajeado e Arroio do Meio.
A religião também é detalhada pelos artistas por meio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Paróquia Santo Antônio. A mostra traz um ponto de vista sobre a evolução dos espaços e a riqueza deixada pelos imigrantes. A abertura oficial da exposição ocorreu na terça-feira.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada no espaço é livre. Os autores ainda destacam que ao decorrer do mês de abril, uma turma para oficina de pintura deve ser aberta. Marmitt aponta a relevância de retratar o tema neste período. “A imigração alemã já era um assunto pesquisado por nós. Colocar as telas em exposição neste período foi pertinente”, avalia.
O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Joel Mallmann, comenta sobre a importância de manter os aspectos históricos da imigração em evidência, sobretudo neste ano de celebração do bicentenário da chegada dos alemães. “Estão previstas diversas ações para que a população possa aprender sobre a história e deixaras informações na memória. Iniciativas que foram iniciadas ainda fevereiro”, ressalta.
Produção das telas
Cada artista trabalha com uma técnica diferente: óleo sobre e tela e pintura em tela com tinta acrílica. A inspiração da dupla surgiu a partir de outras artes que retratam as belezas naturais do Vale do Taquari. Pedroso explica que apesar da produção separada, o trabalho foi feito em conjunto, com a decisão de quais materiais ficariam disponíveis. No entanto, um dos quadros é assinado pela dupla para representar a parceria.
Sobre a celebração em Estrela
O bicentenário da Imigração Alemã do Brasil marca uma série de celebrações que colocam em evidência a cultura e os costumes deixados pelos descendentes germânicos que vieram para o Brasil. Uma programação especial retrata diversas iniciativas ao longo de 2024.
O objetivo da programação é destacar a influência das tradições alemãs nos dias atuais por meio de atividades dos eventos conhecidos pela comunidade e novas iniciativas.
Fique ligado na programação
- Abril
Dia 17: Palestra sobre a imigração alemã no município de Estrela e região, aberto ao público e tema para as escolas interessadas
Dia 25: Encontro do Instituto Histórico Geográfico do Vale do Taquari com palestra “Conhecendo os Caminhos da Imigração Alemã para o Brasil”, no Memorial de Estrela
- Maio
Dia 16: Encontro de Corais com o tema “Uma tradição de 200 anos”
Dias 17 a 20: ParkChoppFest, no Parque Princesa do Vale
Dias 18 a 26: Festival do Chucrute, no Centro Comunitário Cristo Rei
Dias 19 e 26: Encontro de Bandas Municipais com músicas alemã
- Junho
Missas e Cultos nas Igrejas Católicas e Luteranas com o tema “200 anos de fé”
- Julho
Dias 19 a 21: 10ª Koloniefest, na comunidade de Novo Paraíso
Dia 20: Encontro de Grupos Folclóricos do estado, na Koloniefest
- Agosto
Dia 7: Apresentação do Grupo Folclórico IHNA, da cidade de Erlangen, Alemanha
Dia 10: Festival de Inverno da Cerveja Artesanal em homenagem à cultura alemã
Dia 22: Desfile de Trajes Típicos Folclóricos com demonstração de mais de 50 modelos
- Setembro
Dia 29: Apresentação da Orquestra de Concertos de Lajeado, no Parque Princesa do Vale
- Outubro
Dia 5: Oktober Platz em homenagem à cultura alemã