O fluxo crescente de veículos no bairro São Cristóvão, com sucessivos pontos de lentidão, motiva ações do Poder Público para melhorar a fluidez no trânsito. Em fase final de elaboração, o projeto deve ser implementado ao longo deste ano. As principais modificações previstas impactam, sobretudo, nos deslocamentos pela avenida Senador Alberto Pasqualini.
Debatida desde o ano passado, a proposta está no escopo da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade. Entre as alterações, está o fim da conversão à esquerda em todo o entorno.
Esse recurso pode ser usado de diferentes formas, tanto para quem está na Pasqualini quanto para motoristas que trafegam pela avenida Piraí. Também será permitida a passagem livre nas conversões para a direita nos pontos com semáforos.
Por conta disso, o acesso a Piraí, de quem sobe a Pasqualini, será desviado por ruas paralelas. A Miguel Tóstes permanecerá com sentido único (São Cristóvão/Alto do Parque), enquanto a Washington Luís, hoje em mão dupla, funcionará somente com fluxo em direção a avenida, o que possibilitará o retorno.
“O projeto, num primeiro momento, é menos audacioso, pois precisamos de algumas adaptações ali. Será um pouco demorado. Mas, depois de pronto, vai dar uma boa renovada. Melhorar a fluidez do trânsito é o principal objetivo”, avalia o coordenador do Departamento de Trânsito de Lajeado, Vinicius Renner.
Remoção de postes
Uma outra etapa do projeto inclui a remoção de postes. Algo que deve demorar entre seis e nove meses, devido aos prazos estabelecidos pela RGE, concessionária do serviço de energia elétrica na região. “Por isso, devemos começar as modificações pela rua Washington Luís, que vai passar a ser mão única”, frisa Renner.
O município também estuda medidas temporárias para o cruzamento da Pasqualini com a Piraí e a Miguel Tóstes, durante o período de remoção dos postes. “Chegamos no limite máximo do que é possível ser feito ali. É um novo centro econômico que se formou. As intervenções são importantes e essa questão da infraestrutura não depende apenas de nós”, lembra.
“Retrocesso”
Para a presidente da Associação de Moradores do São Cristóvão, Nilce Koefender, as medidas projetadas pelo Executivo para o entroncamento não devem solucionar o problema. Além disso, na avaliação dela, cria novos gargalos para o trânsito.
“Tornar a Washington Luis mão única é retroceder no progresso do bairro. Temos escolas, creches, empresas. Por onde irão circular os carros? É uma das ruas mais tranquilas em relação ao trânsito. Temos que encontrar soluções para desafogar a Pasqualini”, critica.
Nilce considera que, na lateral da Piraí, seria necessário proibir o estacionamento de caminhões. “Além de tirar a visibilidade, fica pouco espaço para os carros circularem. Ou então deve-se colocar um horário restrito para os caminhões”.
Rotativo na Piraí
Outra medida estudada pelo Executivo para melhorar o fluxo na região é criar vagas de estacionamento rotativo em toda a extensão da Avenida Piraí, entre a Alberto Pasqualini e a rua Coelho Neto. A demanda, defendida por empresários da região, também foi levantada pela Comissão de Obras e Serviços Públicos da câmara de Lajeado.