Restam poucos detalhes para que o restauro do Monumento ao Imigrante Trabalhador seja concluído. Retirada da entrada da cidade no fim do ano passado, a escultura está sob os cuidados do artista Marcos Datsch, que foi o responsável pela construção, na década de 1990. Em paralelo, o governo começa a projetar melhorias no local para onde a estrutura será levada.
Licitação aberta em março teve como vencedora uma empresa de Lajeado para a execução do serviço de instalação. Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, o monumento será fixado na esquina das avenidas Parque do Imigrante e Alberto Müller, no bairro Alto do Parque.
Embora a projeção de entregar a escultura pronta no aniversário de 133 anos do município não tenha sido cumprida, Reckziegel acredita que, em breve, ocorrerá a instalação. “O processo foi um pouco demorado, mas agora está quase pronto. Falta a assinatura do contrato e acredito que, depois, eles terão um prazo para o preparo do espaço”, frisa.
O monumento será instalado em uma área de 31,4 metros quadrados. O investimento, de R$ 46,8 mil, inclui a execução da estrutura de fundações e de concreto armado, muro, pavimentações, cercamento, revestimento, pinturas, instalações elétricas e paisagismo.
“São pequenos detalhes que faltam para a conclusão dos reparos na escultura. Não aceleramos o processo para instalação porque ainda faltava essa outra parte (da licitação) a ser feita”, relata Reckziegel.
Terceiro endereço
Construído em 1993, durante o governo de Leopoldo Feldens, o Monumento ao Imigrante Trabalhador reúne cinco elementos, que simbolizam dois homens (operário e agricultor), a mulher, a criança e a roda. Inicialmente, ficava em uma antiga rótula no cruzamento das avenidas Alberto Pasqualini e Acvat, no bairro Americano.
Dezessete anos depois, em 2010, a escultura foi removida para a entrada da cidade, na avenida Alberto Pasqualini, também no Americano. O trabalho ocorreu durante o segundo mandato da prefeita Carmen Regina Cardoso.
Tanto a primeira quanto a segunda localização sempre geraram controvérsias na população.