O Departamento de Meio Ambiente de Estrela informa que a origem da espuma presente no Arroio Estrela é possivelmente originário do incêndio ocorrido na ultima semana em um pavilhão utilizado como depósito de empresa localizada na Linha Santa Rita. A situação vem sendo acompanhada pelo departamento desde quarta-feira, 27. Resíduos foram retirados na manhã deste domingo, 31, por meio de uma ação de emergência com empresa de soluções ambientais.
Leia mais: Espuma no Arroio Estrela intriga moradores
Foram exigidas medidas de contenção e monitoramento além do que já estava sendo realizado pela empresa. Monitoramento dos locais e a realização de análises de água dos recursos hídricos com intuito de quantificar o dano causado pelo sinistro. O Departamento de Meio Ambiente segue em conjunto com a Defesa Civil de Estrela monitorando a situação e acompanhando as ações executadas pela empresa de emergência contratada.
Não se sabe até o momento quais substâncias podem ter sido liberadas durante a ação de combate ao incêndio. Desde então, os técnicos estão monitorando e cobrando as medidas que se fizerem necessárias para a contenção e minimização dos danos causados. A Patrulha Ambiental também atua em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente, no atendimento e acompanhamento da ocorrência.