Moradias provisórias serão concluídas na próxima semana

Roca Sales

Moradias provisórias serão concluídas na próxima semana

Parceria com o Sinduscom-VT permite construção de 20 unidades destinadas para famílias que perderam residências na enchente de setembro de 2023

Moradias provisórias serão concluídas na próxima semana
Seis meses depois da enchente, Roca Sales prepara a entrega de 20 moradias. (Foto: MATHEUS LASTE)
Roca Sales

Seis meses depois da enchente, Roca Sales prepara a entrega de 20 moradias provisórias destinadas às famílias desabrigadas. As casas ficam no bairro Sete de Setembro e foram construídas em parceria com o Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Vale do Taquari (Sinduscom-VT). A projeção é que os últimos ajustes sejam feitos até a próxima quarta-feira, 3. A ideia é liberar a estrutura para que as primeiras pessoas possam iniciar a mudança.

De acordo com o responsável pelo setor de engenharia do governo, Jonas Haefliger, o governo municipal viabiliza a infraestrutura como água, luz e esgoto. “Acredito que até na metade da próxima semana tudo estará pronto”, estima.

Das 20 unidades, 18 comportam famílias de até três pessoas, enquanto um espaço é para até cinco integrantes e outro tem capacidade para abrigar sete pessoas. As estruturas variam entre 18 m² e 36 m² “Temos quatro famílias que ainda estão em um ginásio e serão as primeiras a serem alojadas. As demais serão escolhidas pela assistência social e conselho de habitação”, complementa Haefliger.

Logo após a catástrofe do início de setembro de 2023, o estado firmou um termo de cooperação com o Sinduscom-VT para viabilizar as casas para uso temporário. O modelo é inspirado nas vilas de passagem de São Sebastião, litoral de São Paulo, que sofreu com enxurrada e deslizamentos.

Reconstrução em Roca Sales

Uma das cidades mais devastadas pelas enchentes de setembro e novembro de 2023, Roca Sales aguarda a destinação de recursos para dar seguimento a projetos de habitação. Com uma área adquirida para a construção de moradias definitivas, o governo aguarda movimentos do governo estadual e União.

Sobre a estrutura da galeria próximo das indústrias da cidade, na Avenida General Daltro Filho o município busca recursos junto ao governo federal. Conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano e Trânsito de Roca Sales, Cleiton Telocken (Telega), o projeto para manutenção do trecho está orçado em R$ 10 milhões. “Projetamos uma galeria com canalização até parte do arroio, mas acreditamos que vá demorar pela necessidade de levantamentos técnicos”, define.

Acompanhe
nossas
redes sociais