A Secretaria Municipal da Saúde de Venâncio Aires, por meio da Vigilância Sanitária, divulgou nesta terça-feira, 26, a atualização dos casos de dengue registrados na Semana Epidemiológica. Segundo a pasta, em quatro dias, houve um aumento de 31 casos confirmados da doença. Atualmente, são contabilizados 116 casos positivos da dengue. Destes, 114 foram contraídos dentro do município. Venâncio Aires também tem 22 casos sendo investigados.
Entre as medidas adotadas, estão o engajamento de informações através das redes sociais da Prefeitura, aplicação de inseticida em regiões com alto número de casos, visitas dos agentes de endemias, mutirões de recolhimento e limpeza nos bairros, ações educativas nas escolas, uso de drone para averiguação de imóveis fechados e possíveis criadouros do mosquito. Ainda nesta semana, ocorre reunião para dar seguimento no programa “Aedes do Bem”, que consiste na instalação de uma caixa que produz insetos machos que não transmitem doenças. A principal função do mosquito é fazer o cruzamento com fêmeas do Aedes Aegypti. Da reprodução, só sobrevivem os mosquitos machos, impedindo a proliferação.
“O município não está dando conta sozinho, nós dependemos da colaboração das pessoas. Muitos materiais em locais que acumulam água, moradores não estão limpando seus pátios, e temos uma lei que pode gerar multa”, enfatiza o Coordenador da Vigilância Sanitária, Gabriel Alves.
Mesmo com todas as ações, o papel mais importante de eliminação do mosquito está nas mãos de cada cidadão, que deve manter o olhar atento em seus ambientes residenciais para eliminar qualquer acúmulo de água parada que favoreça a proliferação do mosquito.