Aos poucos o cenário político de Mato Leitão para as eleições municipais deste ano ganha forma e a perspectiva atual indica que a cidade terá três candidatos ao Executivo. A situação concorre com o ex-vice-prefeito Arly Stöhr (PDT), conhecido como Flecha. Já a oposição terá como candidatos Antônio Pereira da Silveira e Arcenio Maldaner.
Stöhr, que renunciou em dezembro, ao cargo de vice-prefeito, é o pré-candidato que concorrerá pela coligação PDT, PSDB e MDB. A tendência é de que o MDB indique o vice na chapa situacionista. O prefeito Carlos Bohn e Stöhr assumiram juntos o Executivo em 2017, sendo reeleitos na eleição municipal de 2020.
Pereira, que é policial militar da reserva, já anunciou que é pré-candidato pelo Partido Liberal (PL). A sigla, que tem o próprio pré-candidato a prefeito como presidente, foi formalizada em Mato Leitão em junho do ano passado.
Já Arsênio Aloisio Maldaner deixou oficialmente o MDB, partido ao qual esteve filiado por 27 anos, para concorrer a prefeito pela oposição. Apesar de não ter oficializada a nova sigla, a tendência é que concorra pelo PP ou pelo Republicanos. Para fortalecer o novo projeto político deixou, inclusive em fevereiro, o comando da Secretaria Municipal de Saúde.