Tantas vezes criticada por enfrentar apenas equipes mais fracas, a Seleção Brasileira tem neste fim de semana um teste de fogo. No sábado, às 16h, encara a Inglaterra no Estádio de Wembley, em Londres. O jogo marca o início da era Dorival Júnior como técnico da camisa mais pesada do futebol mundial, mas terá um Brasil repleto de desfalques e jogadores estreantes.
Quem espera ver nomes conhecidos como Neymar, Alisson, Ederson, Marquinhos, Casemiro e Gabriel Jesus pode se surpreender ao ligar a televisão. A primeira convocação de Dorival conta com muitos atletas jovens, que atuam no Brasil ou que recém chegaram a Europa. Jogadores mais experientes, como os citados, estão lesionados e não foram convocados ou tiveram de ser cortados após a convocação.
O primeiro time titular da nova era da Seleção tem como grandes destaques Vini Jr, Rodrygo, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães. Mas também terá estreantes como o goleiro Bento, do Athletico, os zagueiros Fabrício Bruno, do Flamengo, e Beraldo, do PSG, o lateral-esquerdo Wendell, do Porto, e o volante João Gomes, do Wolverhampton.
Dorival, inclusive, seguiu o que era comum com Tite e já confirmou na véspera da partida a escalação titular. O Brasil vai a campo com: Bento; Danilo, Fabrício Bruno, Beraldo e Wendell; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Vini Jr, Rodrygo e Raphinha.
O técnico, em entrevista concedida nessa sexta-feira, 22, falou sobre a estreia logo em um raro caso em que o Brasil não é apontado como o favorito à vitória. “Seria utopia imaginarmos que a Seleção Brasileira iria a campo com a paciência de todos nós no sentido de fazermos apenas uma partida por fazê-la. Não existe isso. A Seleção sempre que estiver em campo vai gerar uma expectativa acima do normal ao nosso torcedor, é um fato que temos que conviver.”
Inglaterra em alta
O English Team, muitas vezes apontado a favorito em competições, mas que segue com apenas um título de Copa do Mundo e nunca venceu a Eurocopa, tem uma geração tida mais uma vez como possível campeã. Para enfrentar o Brasil, o técnico Gareth Southgate tem o desfalque de Saka, destaque do Arsenal. Os grandes nomes ingleses da atualidade são Jude Bellingham, do Real Madrid, e Harry Kane, do Bayern de Munique.