A eterna marcha da humanidade

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

A eterna marcha da humanidade

A mim me impressiona os permanentes avanços da Medicina e também a rápida disseminação de novos conhecimentos acumulados nesse fundamental ramo do saber humano.

Essa semana foi realizada o primeiro transplante de um rim de porco a um paciente com doença renal crônica avançada, com pleno sucesso!

A cirurgia ocorreu no Massachussets General Hospital (MGH), importante hospital-escola que opera junto a Universidade de Harvard (EUA). E pelo que as notícias divulgam, sob a coordenação de um médico nefrologista brasileiro.

O procedimento foi realizado baseado em extensos estudos prévios, que incluíram formas de eliminar riscos de rejeição, infecção e assegurar a necessária compatibilidade, como a eliminação de determinados genes do animal e incluir alguns genes humanos.

É mais uma luz de esperança para os pacientes de hemodiálise.

SEGUE O BAILE!

Eu às vezes fico observando os ambulantes que não ambulam em certas cidades, ocupando espaços nobres em calçadas de esquinas por meses e anos a fio.

Com certeza devem ganhar mais ¨parados no ponto¨ do que num emprego formal, que não falta. Ou talvez tenham alguma dificuldade em suar a camiseta. Vai saber…

QUEIMANDO OS BEIÇOS

Nem a erva mate escapou dos decretos de aumentos de impostos estaduais. Não vai mais precisar nem esquentar a chaleira prá queimar os beiços, o calor já vem incluído no imposto.

Estão tentando livrar a cara pelo menos do pão cacetinho e talvez do leite. Já é um começo…


Entra Cartão de Vacinação (duplo com) sai Petrolão & outros ãos
em geral.


ANÚNCIOS DESCLASSIFICADOS

Supremo Tribunal da Bocha decide que empurrar a bocha adversária por mais de um metro numa jogada ¨a ponto¨ é inconstitucional, ressalvados os casos de arremessos (bochaços) e seus respectivos direitos adquiridos.

LIVRE PENSAR

“Comunicação não é o que você diz, mas o que o outro entende.” – (autoria incerta)

SAIDEIRA

Nôno meio cabisbaixo na cancha de bocha, os parceiros preocupados perguntam:
– Que cara é essa, vô, chupou um limão azedo?
– Acho que to passando por uma crise existencial à brasileira…
– Como assim?
– Tenho a sensação que se eu fico na linha o trem me pega e se saio da linha a polícia me prende!

Acompanhe
nossas
redes sociais