A abertura da primeira feira industrial e agropecuária de Roca Sales teve a presença do então vice-governador do Estado, Antônio Hohlfeldt. O evento, com três dias de programação, tinha em torno de 65 expositores e o presidente da comissão organizadora era Arly Volken.
Quatro praças de alimentação estavam dispostas na estrutura da feira, que ocupava o Centro Social Urbano e a área do Esporte Clube Concórdia. A culinária, em sua maioria, era à base de peixe para evidenciar a Fecarpa.
A cultura da criação de peixes para comercialização começou ainda na década de 1980 em Roca Sales, por iniciativa dos próprios agricultores. Nos anos 1990, foi fundada uma associação para o segmento e foi feita a 1ª Fecarpa em 1992.
Em 2004, ocorria a 4ª edição, que contava com uma produção de mais de 80 mil quilos de peixe. Na época, Roca Sales tinha em torno de 9,3 mil habitantes. Hoje, são cerca de 11,4 mil. A última edição da ExpoRoca e Fecarpa ocorreu em março de 2022.
Greve dos técnicos do agro
Uma paralisação dos fiscais agropecuários prejudicava, em especial, a exportação de suínos do Vale, já que a certificação dos produtos de origem animal estava suspensa. Na época, os fiscais estavam em negociações com o governo federal.
A grave tinha reflexos no Vale. A Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Rio Grande do Sul (Acsurs), sediada em Estrela, informava que a paralisação atingia 20% do volume de cabeças do RS, principalmente aquelas destinadas à exportação. A greve de poucos dias já refletia em semanas de atraso nas entregas internacionais.
Há 50 anos…
Nova escola em Linha Figueira
O governo municipal de Estrela inaugurava uma nova escola de ensino fundamental na comunidade de Linha Figueira, a escola Osvaldo Cruz. Em novembro de 1973, tinha sido anunciado o plano de construção de oito educandários em 1974, ao custo de 240 mil cruzeiros.
Cada uma das novas instalações receberia uma placa com os dizeres: “Inaugurada no Ano do Sesquicentenário da Imigração Alemã 1824 – 1974”. A escola Osvaldo Cruz foi a primeira. Hoje, o educandário já não existe mais.
Enquanto isso…
Minas terrestres na favela – Policiais encontravam oito minas terrestres no subsolo de uma casa em uma favela no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a polícia encontrava material bélico desse gênero como parte do arsenal de traficantes. A fabricação e o uso de minas terrestres no Brasil eram vetados desde 1999. As minas encontradas eram de origem belga e do tipo antipessoal, usada para mutilar pessoas e não destruir tanques. Na época, o Ministério da Defesa declarava que não tinha registro de nenhum furto desse tipo de material, que era usado em treinamentos do Exército.
Hoje é
- Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
- Dia Internacional da Síndrome de Down
- Dia Internacional das Florestas
- Dia Mundial da Infância
- Dia do Pão Francês
Santo do dia: São Nicolau de Flue