Adenor Leonardo Bachi vem provando neste início de temporada que ainda é o melhor treinador brasileiro. Tite foi anunciado no Flamengo em outubro do ano passado com a missão de organizar um elenco super qualificado, mas que não conseguia apresentar bom futebol. A equipe começou a temporada comandada por Vítor Pereira, mas após as derrotas nas finais da Supercopa do Brasil, na Recopa Sul-Americana, na semifinal do Mundial de Clubes e na final do Carioca, o português foi demitido. Jorge Sampaoli foi contratado para o seu lugar, mas não resistiu no cargo após a eliminação na Libertadores e o vice-campeonato na Copa do Brasil, além da campanha instável no Brasileirão.
Esse é o primeiro trabalho de Tite após cinco anos e meio de seleção brasileira, período em que conquistou a Copa América de 2019 e parou em duas quartas de final nos Mundiais – em 2018, para a Bélgica, e em 2022, para a Croácia.
Tite sempre foi conhecido por montar times equilibrados, começando seus trabalhos organizando defesas sólidas. Classificado para a decisão do Campeonato Carioca, o Flamengo encara o Nova Iguaçu na final. O time tem a melhor defesa do Brasil em 2024 com apenas um gol sofrido. Nem de longe lembra o futebol apresentado ao longo de 2023. Apesar de ainda ser apenas o estadual, o Rubro-Negro teve dois confrontos com o Fluminense campeão da América pelas semifinais, sem permitir que o time de Fernando Diniz sequer conseguisse arrematar uma bola ao gol defendido por Rossi.
Dorival Júnior, atual técnico da Seleção Brasileira, quando ainda treinava o São Paulo, declarou que Tite é um dos profissionais mais preparados, não só no país, como no mundo. Eu concordo com ele. E por ter o melhor elenco do Brasil após as contratações realizadas para a temporada, vejo o Flamengo de Tite como o time a ser batido não só por aqui, mas na América.