O Grêmio conheceu na noite de segunda-feira os seus adversários na fase de grupos da Libertadores. Em evento realizado na sede da Conmbol, no Paraguai, o Tricolor foi sorteado para ser o cabeça de chave do Grupo C. A busca pelo tetra na competição terá Estudiantes, da Argentina, The Strongest, da Bolívia, e Huachipato, do Chile, como os rivais nesta fase.
O jogo considerado o mais difícil será logo na estreia da competição, na temida altitude de La Paz. O Tricolor sobe a montanha entre os dias 2 e 4 de abril, em data oficial ainda a ser divulgada. A partida ocorre entre as duas finais do Gauchão.
O The Strongest é um rival que dificultará a vida do Tricolor por conta do estádio Hernando Siles e dos 3.640 metros acima do nível do mar, em La Paz, na Bolívia. A altitude é a segunda maior registrada em estádios dessa Libertadores. Também na Bolívia, mas na cidade de El Alto, o Always Ready manda seus confrontos a 4.090 metros acima do nível do mar.
O técnico Renato Portaluppi falou após o sorteio. “Libertadores não tem jogo fácil. Vamos organizar bem a nossa logística porque esse primeiro jogo lá na altitude não é uma coisa simples. Bem pelo contrário. Mas isso é uma situação para pensarmos ali na frente”, analisou.
Na sequência da fase de grupos, o Grêmio recebe o Huachipato na segunda rodada e visita o Estudiantes na terceira. A sequência final tem Huachipato (fora), Estudiantes (casa) e The Strongest (casa).