Estrelas do Conhecimento apresenta case no South Summit

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Estrelas do Conhecimento apresenta case no South Summit

A terceira edição do South Summit Brasil 2024 ocorre de 20 a 22 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre

Estrelas do Conhecimento apresenta case no South Summit
Elisângela Mendes, secretária de Educação de Estrela. (Foto: Pedro Rodrigues)

O único projeto da rede municipal de educação do Vale do Taquari que vai estar presente no South Summit Brasil 2024, considerado um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo da América Latina. O Estrelas do Conhecimento, programa educacional incentiva a pesquisa acadêmica e os estudos tecnológicos desde o período de ensino fundamental terá o seu projeto apresentado em um espaço no Marketplace, durante a tarde da próxima quinta-feira, 21, no Cais Mauá, em Porto Alegre. 

Conforme Elisângela Mendes, secretária de Educação de Estrela, a participação no evento terá três grandes objetivos:  

  • Aprender, buscar todos os exemplos possíveis e imagináveis, boas práticas, boas ideias, bons projetos e equipamentos que possam posteriormente servir de cases para implantar no Estrelas do Conhecimento
  • Prospectar parceiros, buscar apoiadores, grandes empresas presentes que investem na questão educacional, na área da inovação.  
  • “O terceiro, um dos mais importantes na minha concepção é apresentar o projeto e mostrar para as pessoas presentes que, para qualquer evento que aconteça, tudo passa pela educação. O trabalho de base, de projetos, de inovação no ensino fundamental é a base para que se possa construir eventos desse porte, mostrar a importância da educação neste processo de desenvolvimento do município, do estado, do país e de eventos nesse sentido”. 

O material será apresentado em estande com quatro profissionais da secretaria municipal. “Mostraremos vídeos, material audiovisual e abordaremos as pessoas, conversaremos sobre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos apresentando os projetos que foram destaques no Estrelas do Conhecimento, além de fazer a divulgação”. 

Expectativas para a 3ª edição do Estrelas do Conhecimento 

A feira de inovação, ciência e tecnologia que chega na sua terceira edição será em formato um pouco diferenciado por ser ano eleitoral e existem algumas vedações. “O Estrelas do Conhecimento roda todo pelo site, as inscrições, avaliadores, projetos das crianças, existe no segundo semestre algumas vedações em relação às mídias o que impacta diretamente na estrutura e organização do projeto, mas ele já está acontecendo dentro da rede e será num formato diferente”. 

Elisângela enfatiza que o programa foi criado durante a atual gestão, mas por promover a transformação e teve uma grande adesão, há possibilidades para que neste ano, o projeto se torne política pública e que permaneça independentemente de gestão. 

Ano letivo em Estrela 

Com 400 novas matrículas para este ano, Estrela conta com cerca de 100 crianças aguardando por uma vaga. Elisângela reforça que obras na Emei Raio de Sol vão proporcionar a abertura de três novas turmas, oferecendo 60 novas vagas. 

Além disso, com a construção das quatro novas escolas, essa demanda da fila de espera deve cessar. Três delas devem entrar no processo de licitação nos próximos dias. Do total de quatro escolas, três serão de educação infantil com quase 600 vagas e uma de ensino fundamental, com 320 vagas. 

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais