Morreu nesta segunda-feira, 18, o vereador de Encantado Joel Bottoni (PSDB), aos 33 anos. Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. O parlamentar lutava contra um câncer há cerca de cinco anos. Desde então, enfrentou inúmeras cirurgias e sessões de quimioterapia. O prefeito do Município, Jonas Calvi, decretou luto oficial de três dias no município. Bottoni era líder de governo no Legislativo. O velório ocorre a partir das 20h na Câmara Municipal de Vereadores de Encantado até às 7h, de terça-feira, 19. Às 10h, o cerimonial segue em Palmas, onde ocorre o sepultamento no cemitério São Carlos.
LEIA MAIS: Estado de saúde agrava e vereador de Encantado é internado
Natural de Bento Gonçalves, era morador da comunidade de Palmas, em Encantado, onde participou do grupo de jovens e foi presidente do Clube Esportivo União. Em 2016, aceitou o convite do então vereador Adroaldo Conzatti para se filiar ao PSDB e concorrer ao legislativo. Ele somou 342 votos e ficou com a primeira suplência da sigla tucana.
Com a ida do vereador Luciano Moresco (PT) para a secretaria municipal da Administração, Joel ocupou a cadeira na Câmara. Em 2017, ele assumiu como secretário de Agricultura e, em 2019, descobriu a doença. Em 2020, ainda em tratamento, Joel concorreu como vereador e foi o segundo mais votado na geral com 706 votos.
De lá até então, precisou se ausentar em diversas ocasiões para cuidar da saúde. Um dos últimos atos, foi a gravação de um vídeo ao lado do prefeito Jonas Calvi (PSDB) em que comemorava o asfaltamento da Avenida Integração em Palmas. O valor para a obra de R$ 480 mil foi conquistado via emenda parlamentar e articulado por Joel junto ao deputado federal Lucas Redecker.
A última sessão da Câmara que ele participou foi no dia 14 de fevereiro. Joel deixa os pais e duas irmãs.