Cinema ao ar livre, gratuito e sustentável. Lajeado recebe nesta sexta-feira, 22, o CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar no país. O evento ocorre às 19h, no Parque Ney Santos Arruda, com atividades para todas as idades. Serão exibidos curtas-metragens infantis e o filme “Sing 2”. A entrada é gratuita e sem a necessidade de inscrição prévia. Em caso de chuva, o evento será realizado no ginásio municipal Nelson Francisco Brancher.
A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pelo Ministério da Cultura, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo Federal.
“Apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. Afinal, assistir a filmes com os amigos é muito mais legal. E, no primeiro cinema do Brasil que funciona com energia limpa e renovável, é melhor ainda”, avalia Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
O furgão do CineSolar é um veículo adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e as banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. As luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
O Circuito CPFL 2024 será realizado em 95 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, que neste ano também contam com curtas-metragens que aproximam o Brasil da cultura chinesa, serão promovidas 52 oficinas em escolas públicas, com linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion.
“As atividades do CineSolar, apoiado por nós por meio da frente Circuito CPFL, contribuem para que a inclusão e o entretenimento estejam presentes nas nossas comunidades, além de ser uma iniciativa que sensibiliza as pessoas para um desenvolvimento mais consciente e sustentável”, explica Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.
O CineSolar
Lançado pela Brazucah Produções há 11 anos, o CineSolar (linktr.ee/cine.solar) transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2,3 mil sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.
O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu, com seus furgões, Mahura e Tupã, mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, parceria solar da EnergySeg Engenharia e apoio das marcas Biowash e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (262 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP).
Programação
Data: 22/03/24, sexta-feira
Horários
- 19h – 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais
- 20h – 2ª sessão: ‘Sing 2’
Entrada: livre. Não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Parque Ney Santos Arruda ( Rua Oswaldo Aranha, s/nº – Centro), em Lajeado
Em caso de chuva, o evento será realizado no Ginásio Municipal Nelson Francisco Brancher (Rua Roberto Stahlschmidt, s/nº – Bairro Moinhos)
Filmes exibidos
1ª sessão
Os curtas-metragens infantis e ambientais com a temática “Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro” foram selecionados pela curadora e diretora artística Ana Arruda, da Sétima Produções Culturais, idealizadora e diretora do Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-metragem.
- ‘Bao’ – Direção: Domee Shi / EUA / 2018 / 8min / Animação / Livre – Sofrendo com a ausência do filho, uma mãe volta a ver sentido na vida quando um dos bolinhos que preparou ganha vida. Ela então começa a cuidar da criatura dando-lhe todo o amor e carinho. Mas, de forma inesperada, ele cresce e ganha independência, deixando sua criadora triste mais uma vez.
- ‘Valentino’ – Direção: Cassiana Maranha / Paraíba / 2014 / 4 minutos / Ficção / Livre – Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor. Valentino ouve menos e sente mais.
- ‘Lily’s Hair’ – Direção: Raphael Gustavo da Silva / Goiás / 2019 / 14min / Ficção / Livre / Audiodescrição, closed caption, libras – Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.
- ‘A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira’ – Direção: Beatriz Ohana / Rio de Janeiro / 2019 / 15 min / Ficção / Livre – Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: Lixeira Furada e Capitão Sujeira. Uma aventura cheia de imaginação, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.
2ª sessão
- ‘Sing 2’ – Direção: Garth Jennings / 2021 / 1h50min / Animação / 2021 / Livre – Na glamourosa cidade de Redshore, Buster Moon e a galera enfrentam seus medos, fazem novos amigos e superam seus limites em uma jornada para convencer o recluso astro Clay Calloway a subir aos palcos novamente.
Sobre o Instituto CPFL
Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras.