Hospital de Encantado recebe doação de carros elétricos com controle remoto

SAÚDE

Hospital de Encantado recebe doação de carros elétricos com controle remoto

Veículos são utilizados para levar as crianças ao centro cirúrgico

Hospital de Encantado recebe doação de carros elétricos com controle remoto
Foto: divulgação
Encantado

Iniciativa feita no Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) auxilia crianças e busca diminuir a ansiedade, os medos e angústias causadas por processos cirúrgicos. Há duas semanas, os pequenos que passam por procedimentos operatórios na casa de saúde, são levados até o Centro Cirúrgico em um carro elétrico de controle remoto.

A forma divertida para entreter e alegrar esses pacientes durante o percurso da sala de admissão do paciente até o Centro Cirúrgico, é resultado da parceria com duas empresas, a Covel Veículos e a Soma RS, que foram responsáveis pela doação de um carro elétrico de controle remoto, cada uma.

A ideia da doação feita pela Covel Veículos, surgiu do sócio-proprietário da empresa, Augusto Pacini Bagatini. “Meu filho Caio, na época com dois anos e dois meses, realizou um procedimento cirúrgico no hospital em Lajeado, algo simple, mas para nós pais é sempre um momento de preocupação e nervosismo. Quando o chamaram para o Centro Cirúrgico, ele foi com o carrinho e isso fez com que o Caio fosse brincando, tirando aquele peso do momento. É uma ideia simples, mas que, para nós, ajudou muito”, destaca o empresário.

Já o diretor de Relações com o Mercado da Soma RS, Marco Antônio Fleck, acrescenta que as ações da empresa seguem alguns pré-requisitos e buscam atender sempre uma necessidade identificada na comunidade e beneficiar, em primeiro lugar, o usuário e, depois, a Instituição, sempre de forma clara e pública. “Foi o caso junto ao HBST. Encantado faz parte de uma região que sofreu diversas perdas humanas e materiais com as últimas enchentes ocorridas recentemente. Foi uma forma que encontramos de reconhecer, através da doação, os esforços de recuperação de toda uma comunidade”, diz. 

Fleck salienta ainda que é gratificante poder perceber os benefícios gerados e devolver às comunidades em que a empresa está inserida um pouco do que o relacionamento propicia. “Desejamos que os usuários, neste caso as crianças, tenham amenizadas as situações do momento de atendimento e que a Instituição seja reconhecida pelos esforços em buscar humanizar seus serviços para as comunidades”, observa.

Ambiente lúdico

Além dos carros elétricos, a Casa de Saúde já promove, há mais de dois anos, outras iniciativas que auxiliam a transformar o ambiente lúdico e tranquilizador para as crianças e os familiares.

Os pequenos entram no Centro Cirúrgico vestidos de super-heróis ou princesas, ao lado da mãe ou do pai, e são recebidos pelas fadas encantadas e outros personagens que os levam até a sala mágica. Lá tem música, varinha mágica que muda as cores das luzes piscantes e coloridas projetadas no local, máscara anestésica com cheirinho especial de frutas e, ainda, um presente especial na forma de adesivos e da “Estrela da Coragem”. Todo o espaço é acompanhado de muita fantasia e acolhimento.

Além disso, a importância da participação da família é fundamental para o sucesso da iniciativa. A mãe ou o pai acompanham a criança na sala de cirurgia até ela ser anestesiada e, após o procedimento, permanecem junto dela na sala de recuperação, até acordar e ir para o quarto.

O diretor administrativo do HBST, Márcio Sottana, reforça a importância da parceria por meio de doações para contribuir na criação de um ambiente cada vez mais humanizado para as crianças e responsáveis. “É uma maneira de quebrar essa tensão pré-cirurgia. Todo o processo lúdico e humanizado, além de estimular a brincadeira e favorecer a interação entre os pacientes e os profissionais de saúde, contribui para fortalecer os vínculos afetivos, participativos e colaborativos no ambiente hospitalar”, garante Sottana.

Acompanhe
nossas
redes sociais