Giordani e Cia Ltda, uma trajetória empreendedora centenária

Made In Encantado

Giordani e Cia Ltda, uma trajetória empreendedora centenária

Após o falecimento de três sócios, Amarílida Miria Dacroce, 85, assumiu a gestão da empresa mais antiga em atividade em Encantado

Giordani e Cia Ltda, uma trajetória empreendedora centenária
Amarílida tem 85 anos e mantém uma rotina ativa entre a loja e o autocuidado (Foto: Diogo Fedrizzi)
Encantado

“Até hoje, não vi uma pessoa que trabalhou na Giordani falar contra a empresa. Era uma escola. As pessoas vinham sem saber nada e meu pai ensinava, colocava nos eixos. A maioria, depois que saiu, foi bem sucedida em suas profissões”. É dessa forma que Amarílida Miria Dacroce, 85, refere-se ao pai, Carlos Angelo Giordani, fundador da Giordani & Cia Ltda, a mais antiga empresa em atividade de Encantado, que completa 95 anos em 2024. “Mais de 200 pessoas trabalharam conosco. Guardamos o nome de todas”, acrescenta a empresária, que cita Adroaldo Conzatti, Almir Nardini, Nelson João Dartora, José Calvi, Antonio Lorenzi e Roque Luiz Malaggi.

Oficialmente, com base nos registros na Junta Comercial do Estado, a data de fundação da Giordani é 15 de maio de 1919. Porém, as primeiras anotações nos livros de contabilidade, ainda preservados no acervo particular da empresa, trazem referências de 1915, ano da emancipação político-administrativa de Encantado.

A história da família Giordani revive o ano de 1895, quando o avô de Amarílida, Massimino Giuseppe Giordani, veio da Itália e se estabeleceu na comunidade São José, onde montou uma fábrica de baldes e outros equipamentos. Depois, seu pai Carlos se mudou para o centro, construiu uma casa e um pavilhão de madeira, onde montou a Oficina Líder, especializada em diversos serviços, desde a fundição de metais até o conserto de máquinas e motores, venda de armas e munições, ferragens e ferramentas. “Um fato curioso é que a nossa oficina fabricou a cruz da Igreja São Pellegrino, de Caxias do Sul. Até hoje está lá. Meu tio, o padre Eugênio Giordani, foi o primeiro pároco. Ele está enterrado no interior da igreja. Poucos sabem dessa história”, comenta Amarílida.

Desde a década de 1980, a loja Giordani atende no atual endereço, na Rua Júlio de Castilhos, 1581. Por muito tempo, ficou conhecido como o estabelecimento mais completo da região, devido à diversidade de produtos oferecidos, desde ferragens, materiais de construção, até eletrodomésticos. Tanto que o slogan publicitário reforçava: ‘Se não encontrar em Giordani & Cia Ltda, não adianta procurar’.

Amarílida é a terceira de uma família de seis filhos e desde o ano passado recebeu a missão de administrar a empresa sozinha. Em três anos, três irmãos faleceram: Alonso, Ampère e Airton. “Foi um baque muito grande. Ainda estamos dançando para se reestruturar, não está fácil. Por enquanto estamos mantendo, mas temos planos para vender”, admite a empresária, que é encantadense e desde os 11 anos acompanha a rotina da empresa. “Na época, eu vinha com o pai na loja. Estudava e trabalhava. Cursei magistério e contabilidade no Colégio Scalabrini, antigo Ginásio Madre Margarida, e depois fiz faculdade de Ciências Físicas e Biológicas em Ijuí”.

Durante anos, Amarílida foi professora concursada do Estado. Em 1975, licenciou-se da função e morou em Dourados, no Mato Grosso, onde trabalhou no setor administrativo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O marido tinha plantação de arroz. Após dois anos no Centro-Oeste, retornou a Encantado e seguiu em sala de aula até se aposentar.

Casada, mãe de três filhos e avó de quatro netos, ela mantém uma rotina ativa entre a loja, a academia, o pilates, as reuniões do Rotary e o jogo de cartas. “Fiz muita coisa nessa vida. Agora estou um pouco cansada. Todo mundo diz que sou forte, mas é a forma com que encaro a vida. Cuido da alimentação e procuro fazer exercícios físicos”, conta. Para quem deseja empreender, ela afirma que é preciso vontade e equilíbrio para tocar o negócio.

 

“Assista ao vídeo”

Acompanhe
nossas
redes sociais