A cooperativa Languiru, em liquidação, reúne seus associados em 26 de março (terça-feira) na sede dos funcionários, em Teutônia. Na pauta a prestação de contas, relatório da auditoria e plano de atividades para 2024. Também será formada comissão para analisar o estatuto e propor uma reformulação. Outro item previsto para a assembleia, será estabelecer o cálculo a ser aplicado na distribuição de sobras e no rateio de perdas, com base nas operações de cada associado.
A expectativa também é por novidades no processo de venda do frigorífico de Poço das Antas à Seara, subsidiária da JBS. O projeto de incentivo fiscal do governo gaúcho deve ir à votação na terça-feira, 19. Líderes locais esperavam que a proposta entrasse na pauta da Assembleia no dia 12, o que não ocorreu.
Em paralelo, a cooperativa estabeleceu parceria para abates de aves no frigorífico de Westfália. Essa operação iniciou em 12 de fevereiro e representa um importante momento no processo de restruturação da Languiru.
Além disso, a planta industrial obteve habilitação para exportar carnes para a China. O país asiático é o principal destino das exportações brasileiras, se destacando como maior parceiro comercial para proteína animal. Em 2023, a China importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil. Volume representa US$ 8,2 bilhões.