A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou agora a pouco o 8º encontro da Comissão Tripartite. A reunião terá quatro momentos e vai até o meio dia. Na primeira parte, será feita a revisão dos cinco anos de contrato com a CCR ViaSul.
Em seguida, ocorrem as notificações do setor técnico da agência sobre a regularização de acessos. Por volta das 11h, está agendado o momento para tratar da duplicação de Marques de Souza até Estrela.
Neste momento, espera-se que a concessionária detalhe qual o plano de retomada das obras e também o prazo de encerramento. O primeiro trecho, de 20 quilômetros, deveria ter sido entregue em junho do ano passado.
Nos bastidores, também existe a expectativa de que seja apresentada a terceirizada que assume os trabalhos após a rescisão do contrato com a Eurovias.
O grupo regional apresenta as demandas e relatórios de análises sobre intervenções adicionais em seguida.
Além dos dois integrantes nomeados para representar a região (presidente da Câmara da Indústria e Comércio, Ivandro Rosa, e o prefeito de Estrela, Elmar Schneider), também participam do encontro os prefeitos de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, de Marques de Souza, Fábio Mertz, a diretora da E-Log, Andressa Traesel, e o representante da Federasul e presidente da Associação Comercial de Encantado, Ângelo Fontana.
A CCR Viasul venceu o leilão para gerir as BRs 386, 101, 290 e 448 em novembro de 2018. O contrato faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), e a empresa terá que investir mais de R$ 7,8 bilhões em 30 anos de concessão.