O alargamento da rua Paulo Frederico Schumacher, no Bairro Moinhos, voltou a ser pauta das entidades que compõem o Poder Judiciário em Lajeado. Um ofício com o pedido foi protocolado e entregue ao prefeito Marcelo Caumo na última quarta-feira, 6.
A solicitação é liderada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Lajeado, com apoio do Foro Trabalhista de Lajeado, Coordenadoria do Ministério Público e Fórum da Comarca de Lajeado.
A via é uma rua sem saída, transversal à Avenida Presidente Castelo Branco. Ela dá acesso aos prédios do Fórum, Justiça do Trabalho e Ministério Público. Do outro lado da Avenida também está a Justiça Federal. A área é considerada o “centro jurídico da cidade de Lajeado”.
O objetivo do alargamento é melhorar o acesso dos cidadãos ao judiciário e a mobilidade no local. Conforme o presidente da OAB Lajeado, Ronaldo Eckhardt, a ideia é que seja feito um projeto arquitetônico completo no local.
“Não o mero alargamento da via. Para que o cidadão que busca algum serviço, ou que vai ser testemunha em algum processo, possa sentar e aguardar a audiência ao ar livre, por exemplo. Queremos que se mantenha a arborização e seja um local bonito e mais acessível”, diz o advogado.
A obra também possibilitaria uma melhor circulação das pessoas que buscam os serviços da área jurídica no município. “Quando ocorrem audiências, o fluxo de veículos é grande nesta região. O alargamento facilitaria a circulação de veículos e pessoas”, diz Eckhardt.
O assunto já foi apresentado pela gestão anterior da OAB Lajeado, mas “por conta da pandemia se perdeu o foco”. Agora, se busca novamente desenvolver este projeto.
Questionado sobre a viabilidade do projeto, o prefeito Marcelo Caumo diz que “já havia lei autorizando a permuta de área para alargamento da via. Mas o terreno oferecido pelo município acabou não servindo para a finalidade da permuta. Então, agora será necessário encontrar outra área e buscar a concordância do proprietário para concretização”. Não há um prazo definido.