Moradores têm enfrentado problemas recorrentes de falta de água na semana. Os problemas no abastecimento da Corsan são registrados com mais frequência em algumas áreas específicas dos bairros São Cristóvão, Universitário e em parte do Alto do Parque e São Bento.
O assunto foi inclusive citado por parlamentares nas últimas sessões da Câmara de Vereadores. Moradores dos bairros citados contam que eram raros os registrados de falta no abastecimento. Porém, nas últimas semanas, os episódios se tornaram frequentes.
Em contato feito pela reportagem, a Corsan explica que “nas últimas semanas, situações como falta de energia elétrica e rompimento acidental de redes ocasionaram oscilações ou interrupções no abastecimento de água em alguns pontos dos bairros mencionados”, menciona a nota.
Nos casos de rupturas de redes, equipes da Corsan são mobilizadas imediatamente para fazer o conserto e restabelecer o abastecimento. Já quando o fornecimento de água é interrompido por falta de energia elétrica, o que paralisa todo o sistema, a companhia notifica a concessionária do serviço e acompanha o andamento de providências.
“Depois que a energia retorna, a normalização do abastecimento de água depende de tempo para que os reservatórios recuperem os níveis adequados”.
Sobre os casos pontuais registrados em Lajeado, a Corsan ainda ressalta que ocorreram “interrupções pontuais no abastecimento de água para obras de interligação de redes e de melhorias para fortalecer o atendimento no município”. Nesses casos, é preciso fechar os registros durante a execução desses serviços.
Em caso de falta de água, a companhia solicita que o cliente informe imediatamente o problema para equipes serem mobilizadas e resolverem o mais rápido possível a situação.