Com o objetivo de ampliar o turismo e a urbanização do Parque Ney Santos Arruda, o município concretiza a concessão do espaço ao Urbanes Parques, de Santa Maria. A empresa é considerada uma das maiores “concessionárias administradoras” de parques públicos e privados do Brasil, e será contratada para executar a exploração “comercial e de convivência” da área, que fica às margens do Rio Taquari.
A proposta da Urbanes ao processo licitatório para assinar um contrato inicial de 10 anos é de R$ 1,5 milhão. A partir da assinatura contratual, o Executivo lajeadense vai disponibilizar um prazo de 60 dias para a empresa apresentar os projetos de construção, investimentos e atividades previstas para o local.
A iniciativa prevê, no mínimo, cinco opções de gastronomia. Serão permitidos bares, cervejarias, cafés, lancherias, pizzarias, confeitarias, sorveterias, restaurantes, áreas de lazer e espaços de feira e música ao vivo. O contrato inicial é de 10 anos, com possibilidade de chegar a 35.
Sobre as projeções ao local, o Executivo cobra baixo impacto sobre fauna, flora, água e solo, geração de emprego, e uso de inovações para reduzir a pressão sobre os recursos naturais. Um dos principais desafios é criar algo resistente às enchentes.
Valorização e melhorias
O sucesso no processo licitatório e confirmação de que a Urbanes Parques passa a assumir a concessão do Ney Santos Arruda saiu no dia 29 de fevereiro. Mas a empresa ainda aguarda a finalização dos trâmites legais para o início das atividades. A expectativa é que a liberação ocorra nos próximos dias.
Enquanto isso, a Urbanes já analisa, de forma detalhada, as sugestões de melhorias, conforme o edital que, segundo o fundador da empresa, Helio Militz, possibilita ainda uma série de opções a serem exploradas. Entre elas, a viabilidade de contar com cervejarias, música ao vivo, pedalinhos, entre outros atrativos.
“No momento, estamos estudando todas as viabilidades da proposta, e elaborando o estudo técnico”, destaca Militz. Depois, a empresa ainda deve apresentar sugestões de melhorias no parque, que passam por aprovação da prefeitura, junto às Secretarias de Planejamento e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura. Só então começam as operações da concessão.
Militz acredita que a concessão, da forma que foi conduzida, representa um significativo avanço para Lajeado e região. “Entre os benefícios, está a valorização e enaltecimento de uma área destinada à comunidade”.
Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo destaca que essas são áreas nobres que denotam grandes potencialidades de exploração. “A gente entende que o privado tem mais expertise e rapidez para fazer o atendimento dessas áreas de entretenimento”.
Outras operações da Urbanes
Em fevereiro de 2023, depois da prefeitura publicar um edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), a Urbanes foi autorizada a fazer o estudo e montar o projeto do Parque Histórico Municipal, de modo a estruturar a modelagem da concessão dos serviços de gestão, operação e manutenção do parque. O estudo foi apresentado e o município está em fase de avaliação.
De acordo com Militz, caso houver interesse do município de licitar, no futuro, a empresa fará uma análise para possível participação do certame. Em Forquetinha, agentes do setor público e privado também gostariam de ver a empresa atuando no Parque Christoph Bauer.
Sobre a empresa
A Urbanes Parques é a atual concessionária e gestora do Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis; do Parque Estadual Campos do Jordão, em São Paulo; da Rota das Grutas Peter Lund, em Minas Gerais, além das Florestas Nacionais em Canela e São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha.
A empresa atua com o propósito de dar vida às vias e aos espaços públicos, executando o gerenciamento administrativo, patrimonial e comercial dos parques. Ainda, faz o acompanhamento e execução da implantação, reforma, ampliações e construção de bens com a introdução de novos atrativos, de modo a ampliar ainda mais as áreas de lazer e entretenimento em suas unidades de concessão. O objetivo é sempre buscar o enaltecimento do turismo para essas regiões.