“- Cuidado com as imitações: sexo, só existem dois.” Milôr Fernandes, (1924-2012)
A mulher moderna não chegou até onde chegou de graça, teve de lutar e conquistar seu lugar num mundo de homens. O quê você vai ler logo abaixo pode soar engraçado aos olhos de hoje, mas já foi verdade algum dia, por mais distante que seja essa data. Para animar um pouco mais essa data resolvi colocar respostas de mulheres independentes (e inteligentes) às grandes bobagens que os homens já fizeram ou disseram:
“Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um Deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai, ao se casar de seu marido; se este morrer, de seus filhos e se não os tiver, de seu soberano. Uma mulher nunca deve governar a si própria.” Leis de Manu, Livro Sagrado da Índia. (“Ajusto-me a mim, não ao mundo.”Anaïs Nin, escritora (1903-1977).
“A mulher que se negar ao dever conjugal deverá ser atirada ao rio.” Constituição Nacional Suméria, civilização mesopotâmica, século XX A.C.
(“Não existem mulheres frígidas. Apenas mal esquentadas.” Albertina Duarte Takiuti, ginecologista, autora de Gravidez na Adolescência.)
“Quando uma mulher tiver conduta desordenada e deixar de cumprir suas obrigações do lar, o marido pode submetê-la à escravidão. Esta servidão pode, inclusive, ser exercida na casa de um credor de seu marido e, durante o período em que durar, é lícito a ele contrair novo matrimônio.” Código de Hamurabi, século XVII a. C.
( Faça o que fizer, a mulher tem de o fazer duas vezes melhor do que o homem, para que se lhe dê igual valor. Ainda bem que não é difícil. Charlotte Whitton, feminista canadense(1896-1975)
“A mulher deve adorar o homem como a um Deus. Toda manhã, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: ‘Senhor, que desejais que eu faça?” Zaratustra, filósofo persa, século VII A.C.
(“Para que faças brilhar tua estrela não precisas apagar a minha.” Helen Keller, escritora americana (1880-1968).
“A vida de uma mulher vale a metade da de um homem, no caso de, ao morrer, caber ao Estado e seus parentes reclamarem indenização.” Yaroslao, o Sábio (grão-duque de Kiev, autor da primeira constituição russa, século X.
( “Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça”. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Cora Coralina).
“Inimiga da paz, fonte de inquietação, causa de brigas que destroem toda a tranquilidade, a mulher é o próprio diabo.” Petrarca, poeta italiano do Renascimento, século XIV.
(“Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira.”Cecília Meireles, poetisa (1901-1964).
“O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia.” Lutero, teólogo alemão, reformador protestante, século XVI.
(“O que é uma mulher? Eu lhes asseguro, eu não sei. Não acredito que vocês saibam.” Virginia Woolf (1882-1941).